quinta-feira, 19 de maio de 2011

A CIÊNCIA DO PÂNICO

Publicado por Miguel Jara el 17 de mayo de 2011
Enviado por Vera Vassouras

Ao final de 2001, Patrícia Monzani, uma ativista e documentarista esteve em minha casa para gravar uma entrevista para um documentário . Escreveu-me assim:

- Olá, Bom dia! Eu escrevi a respeito de um projeto de documentário sobre o HIV.

É a história de uma mulher soropositiva que, depois de vários anos tomando todo o tipo de medicamentos, decide deixar os fármacos porque não pode suportar os efeitos secundários, começa assim a recuperar a saúde, a questionar-se sobre o que ocorreu consigo e a tomar consciência que muitas coisas não se enquadram na medicina oficial.

- Você poderia nos contar algo sobre o tema? Observamos que um dos capítulos do “Traficantes da Saúde” é sobre a Glaxo, Smith & Kline... 

Minha participação foi breve como não poderia ser de outra maneira; não sei nada sobre o HIV e Monzani, somente queria oferecer algumas pinceladas sobre a indústria farmacêutica (como anedota, contar-lhes que após a entrevista me levaram à Madrid para participar de um colóquio aberto sobre o filme O Jardineiro Fiel ao qual também assistiu Julián Zabala, diretor de Comunicações da Farmacoindústria, com o qual polemizei para o prazer dos assistentes).

O documentário tem um ar fresco, dinâmico e com muitos personagens que tecem muito bem a história..Aprecio uma das frases promocionais do mesmo que foi eleito por suas autoras: “Estamos descobrindo muitas outras coisas que você provavelmente não sabe”.

Assistam o filme em espanhol:

La ciencia del pánico (Español) from la ciencia del panico on Vimeo.
80 minutos, 2011
¿Sabías que muchos seropositivos viven bien y sanos durante muchos años sin tomar ningún medicamento? Hemos descubierto muchas otras cosas que tú probablemente no sabes.
Un documental de Isabel Otaduy Sömme, Patrizia Monzani y Arantxa Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.