quarta-feira, 29 de junho de 2022

Blog do Roberto Moraes: As múltiplas, mas concentradas redes sociais: o av...

Blog do Roberto Moraes: As múltiplas, mas concentradas redes sociais: o av...

As múltiplas, m

O chinês TikTok vai ganhando uma aderência no Ocidente que hoje espanta as Big Techs americanas, em especial, o FB (também dona do Instagram) e o Google.

O FB com seus 2,9 bilhões de usuários, já colocou em curso a ideia de fazer com o que o seu Instagram possa gradualmente fazer o que o Tik Tok faz com vídeos curtos. Por isso, criou o Rels e o Google o Shorts ou Cortes. O Instagram tem 2 bilhões de usuários no mundo, mas o TikTok é a que mais cresce em usuários ativos e já passou de 1 bilhão de usuários em todo o mundo.

Há apenas 4 anos o TikTok passou a aceitar anúncios e no ano passado já faturou US$ 4 bi e esse ano tem previsão de chegar a US$ 12 bi, apenas cerca de 10% dos US$ 118 bi de receita do FB.

O TikTok ficou conhecido e se tornou atraente, entre aqueles da chamada geração Z (nascidos no entorno e a partir do ano 2000) com os vídeos curtos e engraçados, mas já é muito mais que isso.

A capacidade do TikTok de atrair e reter público (engajamento) é muito maior do que o do FB, Instagram e Youtube, seus concorrentes diretos. Isso é atribuído à potente e eficiente capacidade de sua Inteligência Artificial-IA (e algoritmos), o que faz com que seus usuários permaneçam quase o dobro do tempo dos usuários do FB e o triplo do Instagram.

Isso leva a maiores preços de seus anúncios e, consequentemente, a maiores e crescentes receitas.

Porém, a empresa TikTok é muito mais que isso. Ela atua junto com a holding a que pertence, a ByteDance, uma das gigantes Big Techs chinesas. As demais são: Tencent, Baidu, Alibaba e Didi. A ByteDance tem valor de mercado em torno de US$ 130 bilhões, já Tencent se aproxima dos US$ 500 bilhões.

A TikTok é uma das dez subsidiárias da holding ByteDance. Juntas e atuam além do APP do TikTok com distribuição e hospedagem de vídeos curtos, com distribuição de música, games, streamings e também no e-commerce (comércio digital).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.