segunda-feira, 22 de junho de 2020

Barómetro Latinoamericano : La crisis de los pueblos ante el hambre y la miseria

Barómetro Latinoamericano : La crisis de los pueblos ante el hambre y la miseria:



A crise dos povos diante da fome e da miséria


Por Diego Olivera Evía:
Passando pela prática social como expressão da humanidade.
Riqueza e pobreza pela mesma moeda

O Boston Consulting Group (BCG), um grupo de pesquisa em ciências econômicas e financeiras, que rastreia a riqueza pessoal dos milionários do mundo, divulgou um relatório na França segundo o qual: “… os ricos, apesar da crise mundo financeiro, eles estão ficando mais ricos ... "; a tal ponto que seus ativos aumentaram 5%, atingindo um montante global de 110 trilhões de dólares, somente até setembro de 2009. O BCG também pôde especificar que: “… apenas 1% de todas as famílias do mundo são proprietárias de mais de 35% da riqueza do planeta e 0,001% - as pessoas mais ricas do mundo - ou seja, aqueles que têm pelo menos 5 milhões de dólares em ativos, respondem por pouco mais de 22 bilhões de dólares ... " (www.bcg.org).



O outro lado dessa moeda é o número impressionante de pessoas empobrecidas no mundo (mais de 2.200 milhões), que aumentou nos últimos três anos em mais de 80 milhões de pessoas, segundo estimativas do Fundo Monetário Internacional ( FMI) (www.imf.org).

O principal obstáculo para reduzir a pobreza em 50% até 2019 é a concentração de riqueza em pouquíssimas mãos. O efeito negativo da crise financeira desencadeada desde 2008, embora significativo, não é o fator que impede a redução da pobreza e da fome no mundo. Essa crise serviu apenas para destacar os fatores e processos que determinam e estimulam a concentração de riqueza indicada acima.

Por exemplo, durante a crise bancária de 2008, governos estaduais imperiais, como os Estados Unidos e o Reino Unido, que gerenciam e distribuem, a seu critério, a maior parte da riqueza do mundo, com o endosso de organizações como o Banco Mundial (BM) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), mobilizado e organizado para definir as melhores estratégias políticas e econômicas para resolver a crise iniciada em 2008 e que levou os bancos internacionais à beira do colapso financeiro.

Essa cooperação atingiu tal nível que esses governos destinaram mais de 800.000 milhões de dólares para tais propósitos. Consequentemente, a meta de reduzir a pobreza e a fome no mundo em 50% até 2015 nunca será alcançada, dadas as características da atual crise financeira que abala os fundamentos da economia global como resultado dos fatores estruturais que determinar.

Nesse sentido, Arraigada (2006) especificou que a pobreza está intimamente relacionada à exclusão, vulnerabilidade, discriminação e marginalidade na qual vivem milhões de pessoas, limitando que: “… quando o conceito de pobreza é definido por suas dimensões mais amplas, os conceitos exclusão e desigualdade tendem a ser incluídas nela, mesmo quando é possível diferenciá-las analiticamente. No entanto, a distinção é importante, pois a abordagem escolhida definirá diferentes políticas e programas para enfrentar o fenômeno. ” (http://www.revistafuturos.info/futuros14/pobreza_genero.htm).

O QUE A ONU e outras agências internacionais devem fazer para cumprir esse objetivo do milênio além de 2019?

A resposta não é tão simples, especialmente quando uma enorme crise financeira global está em plena manifestação que ainda não prenunciou seu impacto socioeconômico devastador sobre toda a população do planeta Terra.

No entanto, é o momento certo para a definição de um modelo de gestão institucional, baseado em planejamento estratégico, com vistas a não apenas parar, mas também reduzir significativamente a pobreza e a fome no mundo em 30 anos. Por enquanto, proponho apenas uma idéia muito geral, baseada na Estrutura Estratégica do FIDA para o período 2007-2010.

De fato, se os governos dos Estados Unidos e do Reino Unido pudessem dispor de uma quantia superior a 800.000 milhões de dólares para salvar alguns bancos da crise financeira em questão, com boas razões, a ONU, através das empresas que dão apoio ao FIDA, como a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP); a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), juntamente com outros países desenvolvidos (não afiliados à OPEP, mas também petroleiros como estes) e economias emergentes; seria capaz de assumir, imediatamente, a cobrança de contribuições no valor de US $ 12 trilhões (US $), distribuídas a uma taxa de US $ 400.000 milhões por ano, durante trinta (30) anos, a partir do ano 2013 a 2043.

Esses fundos seriam suficientes para apoiar, neste período, as despesas e investimentos (reembolsáveis ​​e não reembolsáveis) necessários para reduzir em pelo menos 75% a extrema pobreza e fome sofridas por mais de 2 bilhões de seres humanos. A adequação, perícia e eficácia para obter o melhor gerenciamento, administração e garantia desses recursos, exclusivamente destinados ao investimento, reinvestimento e despesas operacionais deste Projeto Mega-Humanitário (MPH), teriam que ficar a cargo da ONU, por meio de de agências especializadas como o FIDA, FAO, PNUD e PNUMA.

Os resultados alcançados por essas organizações nas últimas três décadas mostraram que a maneira mais eficaz de superar a pobreza e aumentar a segurança alimentar é dar aos pequenos agricultores e outros pobres habitantes das áreas rurais e urbanas a oportunidade de promover habilidades. , o conhecimento e a confiança de que precisam para sair da pobreza por conta própria, sem causar deterioração ambiental significativa.

Com base nessa visão prospectiva, é necessário continuar com investimentos financeiros, significativamente maiores do que aqueles já fornecidos por organizações como FAO e FIDA nos últimos 30 anos; uma vez que a não execução ou redefinição das políticas agrícolas e agrárias nos países em desenvolvimento, particularmente as que visam promover a agricultura de pequenas propriedades, dificultará muito a essas nações o alcance do mencionado objetivo do milênio.

Portanto, a ONU e suas agências associadas têm a obrigação moral de planejar a busca de um fundo, como o indicado acima, que seria suficiente para alimentar e tirar mais de 1,85 bilhão de pessoas da pobreza extrema, o que representaria 75% do total de pessoas que vivem na pobreza, através do desenvolvimento de programas e projetos agro-produtivos, conservação ou recuperação da capacidade produtiva e diversidade de ecossistemas ou agro-ecossistemas, garantindo a preservação do meio ambiente ecológico-ambiental. habitat para as gerações futuras.


Passando pela prática social como expressão da humanidade
Como mostra o esboço feito, a maioria dos pesquisadores assume a prática social sob perspectivas funcionais, ou seja, como uma atividade realizada pelos sujeitos no cumprimento de uma função atribuída. Embora algumas propostas busquem sustentação em perspectivas que o reconheçam como um acordo social, finalmente esse acordo o molda em uma direção: como uma fixação que deve guiar os processos da prática social ou como uma imposição social que define essas práticas.

Pretendemos mostrar que a prática social é mais do que apenas uma atividade, mesmo que ela deva superar os acordos sociais a partir dos quais são impostas funções que os membros de um grupo social devem cumprir e dentro da estrutura da qual eles devem realizar suas práticas sociais, que nem por si mesmos definem sociedades; antes da imposição, é uma expressão de muitas coisas que são conjugadas no ser humano; é particularidade e socializado, é criação e reconhecimento sócio-histórico, é uma manifestação ética, estética, comunicativa, política ... é tudo isso ao mesmo tempo.

A prática social deve ser considerada como uma expressão de toda a humanidade do ser humano representada em seu imaginário social; isto é, deve reconhecer, em primeiro lugar, que o ser humano que realiza a prática social é um ser socializado, ou seja, quando interagimos com alguém, que alguém é por si mesmo e por herança social, um sujeito com um complexo quadro sócio-histórico que influencia a prática social.

Segundo, que a relação com o mundo daqueles que praticam a prática social é mediada pela dimensão simbólica e imaginária que esse ser humano socializado configurou sobre o mundo, o ser humano, a vida e a morte. Em outras palavras, quem realiza a prática social se baseia nessa dimensão simbólica / imaginária do mundo, que subsume as outras dimensões racionais e conjunturais (ensídicas) (1). Embora deva ser reconhecida a existência das dimensões racional, ensídica e conjuntural do mundo, não é sobre elas que o ser humano configura sua realidade e define suas ações e interações, uma vez que cada uma dessas ações nas interações corresponde a um significado que confere significado para a referida ação.

Em terceiro lugar, é importante considerar que, apesar dessa força da história e tradição na prática social, os sujeitos individuais qualificam acordos sociais com nossos próprios significados sobre o mundo, o ser humano, a vida e a morte. Os sujeitos dão um significado particular aos acordos da imaginação radical que cada um de nós constrói, graças às forças psicossomáticas que nos permitem ver o mundo através de nossas próprias lentes, o que implica uma criação radical, embora em uma relação magmática com o social.

E, finalmente, as práticas sociais não são linearmente (unidirecionais) o produto do nada, nem geram nada condicionalmente, mas essas forças são apresentadas articuladas à maneira dos magmas, que configuram significados imaginários sociais nos quais os modos de ser / fazer, dizendo / represento os atores sociais que realizam uma determinada prática. Considerando isso, apesar de sua capacidade de gerar comportamentos e até de grupos sociais, eles também são gerados a partir desse magma de significados sociais que envolvem o racional, o ensídico, o particular (psicossomático) e o social; Apesar de ser energizado por acordos sociais (em um aparente estado de imobilidade em relação à forma como a prática deve ser), há uma constante ebulição em si mesma que possibilita transformações permanentes pelos sujeitos ou grupos sociais que a realizam. transitando pela prática social como expressão da humanidade.

Como mostra o esboço feito, a maioria dos pesquisadores assume a prática social sob perspectivas funcionais, ou seja, como uma atividade realizada pelos sujeitos no cumprimento de uma função atribuída. Embora algumas propostas busquem sustentação em perspectivas que o reconheçam como um acordo social, finalmente esse acordo o molda em uma direção: como uma fixação que deve guiar os processos da prática social ou como uma imposição social que define essas práticas.

Pretendemos mostrar que a prática social é mais do que apenas uma atividade, mesmo que ela deva superar os acordos sociais a partir dos quais são impostas funções que os membros de um grupo social devem cumprir e dentro da estrutura da qual eles devem realizar suas práticas sociais, que nem por si mesmos definem sociedades; antes da imposição, é uma expressão de muitas coisas que são conjugadas no ser humano; é particularidade e socializado, é criação e reconhecimento sócio-histórico, é uma manifestação ética, estética, comunicativa, política ... é tudo isso ao mesmo tempo.

A prática social deve ser considerada como uma expressão de toda a humanidade do ser humano representada em seu imaginário social; isto é, deve reconhecer, em primeiro lugar, que o ser humano que realiza a prática social é um ser socializado, ou seja, quando interagimos com alguém, que alguém é por si mesmo e por herança social, um sujeito com um complexo quadro sócio-histórico que influencia a prática social.

(*) Jornalista, Historiador e Analista Internacional

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