sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Armar “rebeldes”e bombardear a infraestrutura é o ÚNICO objetivo dos EUA na Síria

Como se vê, o “ataque” ao ISIS/ISIL/Daesh é apenas disfarce

16/10/2014, [*] Moon of Alabama
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

"Rebeldes" afegãos armados pelos EUA contra a URSS em 1980
Estudos feitos pela CIA, encomendados em 2012 e 2013, demonstraram que armar “rebeldes” em guerras civis é tática que quase sempre fracassa. Quando esse tipo de operação dá certo, de algum modo, como no Afeganistão contra os soviéticos, é quase sempre impossível evitar o revide. O governo Obama fez vazar essa história agora, como argumento contra as críticas que suas atuais políticas na Síria têm recebido; o governo Obama, como se sabe, já desistiu do Exército Sírio Livre e está querendo inventar outro exército.

Cientistas políticos já sabem há bastante tempo que armar “rebeldes” é sempre ou quase sempre péssima política:

Em geral, apoio externo a rebeldes quase sempre torna as guerras mais longas, mas sangrentas e mais difíceis de resolver (..). Pior: como demonstrou David Cunningham da Universidade de Maryland, a Síria tinha todas as características do tipo de guerra civil na qual o apoio externo a rebeldes é menos efetivo.

Terroristas da Frente al-Nusra, armados pelos EUA, combatem contra o Exército da Síria
Mas se o governo Obama sabia que armar rebeldes era má política, por que os EUA começaram a armar rebeldes em junho de 2012? E por que continuam a armá-los?  E por que continuam a permitir que Israel e Qatar continuem a armá-los?

Dan Froomkin sugere que tudo se deva às políticas eleitorais. Não armar os “rebeldes” ...

... seria mostrado pela imprensa-empresa da elite – para nem falar da FoxNews – como rendição, e provavelmente custaria aos Democratas mais algumas cadeiras na Câmara de Representantes e no Senado.

Também pode ter sido política comandada pela ânsia intervencionista de liberais e neoconservadores, sempre aflitos para “fazer alguma coisa” – quer dizer, sempre em busca de autossatisfação autoindulgente.

Ou, então, o plano jamais foi vencer a guerra. Se o único objetivo sempre foi “destruir a infraestrutura e o tecido econômico e social da sociedade síria”... nesse caso, sim, armar qualquer tipo de “rebelde” – e não faz diferença quem seja o “rebelde” – foi e ainda é política não insana e bem-sucedida.


[*] “Moon of Alabama” é título popular de “Alabama Song” (também conhecida como “Whisky Bar” ou “Moon over Alabama”) dentre outras formas. Essa canção aparece na peça Hauspostille (1927) de Bertolt Brecht, com música de Kurt Weil; e foi novamente usada pelos dois autores, em 1930, na ópera A Ascensão e a Queda da Cidade de Mahoganny. Nessa utilização, aparece cantada pela personagem Jenny e suas colegas putas no primeiro ato. Apesar de a ópera ter sido escrita em alemão, essa canção sempre aparece cantada em inglês. Foi regravada por vários grandes artistas, dentre os quais David Bowie (1978) e The Doors (1967). A seguir podemos ver/ouvir versão em performance de David Johansen com legendas em português.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.