quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Mensagem do presidente Vladimir Putin, pela comemoração do 70º aniversário da libertação de Auschwitz

26/1/2015, Excerto distribuído pelo Kremlin  
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu


Pela primeira vez, o presidente da Rússia não assistiu a essas comemorações. É sinal eloquente das tensões entre Rússia e EUA-União Europeia, e da crescente independência de Moscou.

Vladimir Putin
O Holocausto foi uma das páginas mais tristes e vergonhosas da história humana. Milhões de inocentes tombaram vítimas dos nazistas, passaram pelo inferno dos campos de morte e foram assassinados, torturados, mortos de fome e doenças.

O Exército Vermelho pôs fim a essas atrocidades e a essa barbárie, essa crueldade, e salvou, não só o povo judeu mas também os outros povos da Europa e do mundo.

Devemos relembrar firmemente, para sempre, que qualquer tentativa de re-escrever a história e a enorme contribuição do povo russo para aquela grande vitória sempre implicará justificar os crimes do nazismo, e deixará aberta a porta para a re-emergência dessa ideologia de morte. Esquecer as lições de nosso passado comum pode levar a uma repetição daquelas tragédias terríveis.

É dever de todos portanto defender a verdade sobre os eventos da 2ª Guerra Mundial e defender as realizações, a dignidade e o bom nome dos sobreviventes e dos que tombaram.

É nosso dever e é questão de honra frente às gerações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.