domingo, 10 de março de 2013

As outras Américas estão avançando: América Latina encaminhada para o melhor futuro em um século


10/3/2013, David Usborne (correspondente em Buenos Aires) The Independent, UK (excerto)
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Recadinho da Vila Vudu: excluíram-se desta tradução os comentários “jornalísticos” -- opinião pessoal do próprio “jornalista” -- que existem para implantar na discussão social a ideia pirada de que, se a Venezuela embalsamou o cadáver de Chávez, “então” Chávez é um neocadáver de Evita Perón e, talvez, até de Stálin. Bobajol “jornalístico” típico, que foi apagado nesta tradução militante. Se alguém quiser peça pra D. Míriam Leitão traduzir. (hehehe)

Há um frenesi de construção e melhoramentos da infra-estrutura em todo o Brasil, que
se prepara para sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016
Nos anais dos insultos geopolíticos, poucos foram mais violentos que o que disse Richard Nixon a um jovem Donald Rumsfeld que o consultava sobre como encaminhar a própria carreira: “A América Latina não conta” – disse Nixon. – “Ninguém dá um vintém pela América Latina”. A frase é de 1971. Alguém, em Washington, atreve-se a dizer o mesmo hoje? (...)

O continente, hoje, fervilha. Os Jogos Olímpicos estão chegando, a Copa do Mundo, as exportações para a China e o resto do mundo que só crescem, de soja, petróleo, ferro. (...)

Miguel Kiguel
“De um ponto de vista macroeconômico, a América Latina está hoje em melhor posição do que jamais antes, em um século; e, com certeza, muito melhor que nos últimos 60, 70 anos” – disse, na semana passada, Miguel Kiguel, analista de economia em Buenos Aires e ex-economista chefe do Banco Mundial. “Pela primeira vez, talvez desde os anos 1920s, a região conhece crescimento significativo, preços estáveis, inflação relativamente baixa na média, baixo endividamento externo e reservas nacionais que só aumentam.” Alimentando a fornalha, diz ele, estão Brasil e México.

Os demais países, diz ele, esperam que a febre que acomete esses dois países seja contagiosa. (...)

David Cameron
Até a Grã-Bretanha já viu. Quando David Cameron, Primeiro-Ministro, participou do encontro do G20 em Los Cabos, México, em junho passado, esteve também na cidade do México para conversação colateral com o presidente mexicano, antes de voltar a Londres. E em setembro passado, depois da Assembleia Geral da ONU, Cameron tampouco voltou para casa: passou antes pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. (...)

O PIB brasileiro, ano passado, diminuiu um pouco, em relação a 2011 e 2010. Mas o Brasil, que vê crescerem as exportações de petróleo e tem-se beneficiado dos altos preços dos grãos e consegue manter a casa em perfeita ordem. (...).



2 comentários:

  1. O GRES (Gremio Recrestivo Escola de Samba) dE Vila Isabel venceu o Carnaval do Rio (a maior festa popular do mundo - copyright para TV Globo) com o desfile de "Brasil: O Celeiro do Mundo.
    Por razões que desconheço, não informou que o celeiro é propriedade da Monsanto (americana - que cobra direitos de propriedade intelectual sobre as sementes que vende); Bunge (argentina, com sede em Delaware - paraíso fiscal nos EUA); ADM do Brasil (Archer Daniel Midland - americana); Cargill (americana); e Dryfus (francesa). Os proprietários do celeiro estão colocados na ordem decrescente de volume de exportação segundo o MDIC (Ministério de Desenvolvimento(?)Industria (?)e Comércio Exterior)
    Nada disse (o GRES) sobre o Brasil não ter frota (navios)mercante e nada receber pelos fretes, seguros e resseguros das operações de exportação da produção do celeiro. Não mencionou a CBOT (Chicago Board of Trade), bolsa de mercadorias, onde os proprietários do celeiro fecham as suas vendas (exportações).
    Ignoram (o GRES) que Perú e Colombia (isso mesmo)proibiram o plantio de sementes transgênicas com grandes perdas para a Monsanto e Bayer (alemã), fornecedor dos defensivos agrícolas.
    Nada foi dito sobre a grande indústria de alimentos do Brasil, em sua totalidade sob controle dos capitais internacionais e até a Pepsi Co. (quem diria)é um dos principais fornecedores dos programas de merenda escolar. O mesmo se pode dizer das redes de varejo (supermercados)dividadida entre americanos, franceses, mexicanos e chilenos.
    É de Henry Kissinger a idéia de escravizar o mundo pela agricultura e distribuição de alimentos, razão porque a segurança alimentar é tema central em todos os foruns internacionais de desenvolvimento, menos no Brasil -entregue que foi aos capitais internacionais.
    Quanto aos BRICs e seu banco de desenvolvimento, o BNDES é - pelo volume em dolares de suas operações - a maior agencia de fomento do mundo e o principal financiador dos projetos de infra-estrutura da Africa, entregues às Odebrecht, Andrade Gutierrez e Queiróz Galvão enquanto a Dilma prepara a privatização das ferrovias (venderemos mais minério de ferro para importar os trilhos ?), rodovias, portos e aeroportos.
    A única saída para o Brasil é a REVOLUÇÃO ou as brasileiras e brasileiros continuarão a perguntar se hipotenusa (saberão o que é?)se escreve com "h" ou "i".
    No que diz respeito ao Brasil e sob o ponto de vista do Banco Mundial, Miguel Kiquel tem razão. Em tempos idos o Brasil já produziu trilhos para ferrovias, já teve frota mercante e o resseguro era monopólio do Estado. Hoje somos colonia dos capitais internacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Junqueira
      Você tem razão em quase tudo, mas se houvesse uma eleição hoje, e considerando o atual quadro político, acho que não temos muita escolha... PT/PMDB ou PSDB/DEMO? Aliás, NÃO existe qualquer possibilidade de aventura REVOLUCIONÁRIA. Em linguagem nuclear, podemos dizer que não há MASSA SOCIAL e muito menos consciência CRÍTICAS que "acendam" um pavio revolucionário no Brasil... Pense nisso... ou vote no PSOL, PSTU, PSO e/ou outros que estão tão à esquerda, mas tão à esquerda que até viraram a mão!
      Abraço
      Castor

      Excluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.