quinta-feira, 29 de setembro de 2011

“The Occupy Wall Street Journal”

O movimento editará seu próprio jornal, para controlar sua própria notícia 

29/9/2011, DJ Pangburn –
  & Kickstarter - Occupy Wall Street Media
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu


O movimento Occupy Wall Street anunciou hoje que iniciará a publicação de seu próprio jornal, para impedir que a imprensa-empresa (e os blogs-empresa) definam o movimento.

O movimento Occupy Wall Street anunciou que está construindo um projeto “Mídia de Rua Occupy Wall Street” através de Kickstarter.

 Photo-full
O novo jornal receberá o nome de The Occupy Wall Street Journal (E vamos ver como o tirano em decadência Rupert Murdoch engole essa).

O projeto parece ter brotado da obsessão, na imprensa-empresa, de ignorar ou desqualificar o movimento e definir a mensagem do movimento, lá mesmo, nos confins de um estúdio de televisão-empresa, atrás de um daqueles balcões de noticiário.

O jornal terá inicialmente quatro páginas, para dar a conhecer o que é o movimento Occupy Wall Street e poder enunciar claramente à opinião pública os seus princípios e demandas. A primeira edição está ambiciosamente prevista para chegar às ruas com tiragem de 50 mil exemplares.

Como se lê na página de Kickstarter, “Explicamos as questões e o modo como a assembleia geral opera na Plaza Liberty. Também daremos orientações de como contribuir e alistar-se. A ênfase sempre será conteúdo de boa qualidade, design, imagem e arte que faça valer o humor, criando leitura estimulante.”

E acrescentam: “Projetos futuros incluem edições mais longas do jornal, panfletos, material para usar como propaganda e muito mais.”

A meta é levantar 12 mil dólares para financiar o projeto. Atualmente, o The Occupy Wall Street Journal está sendo financiado por 72 doadores (e muitos estão contribuindo de outros modos – como escrever essa matéria [e traduzi-la!]. Em meia hora, conseguimos mais 15 doadores, e algumas centenas de dólares.)

Como se lê no projeto, “se até domingo, 9/10, tivermos conseguido pelo menos 12 mil dólares, o jornal sairá exatamente como está planejado.”

Clique em OccupyWallSt Media e contribua

Um comentário:

  1. (enviado por e-mail pela Vila Vudu e postado por Castor)

    The Occupy Wall Street Journal: primeiro número está na rua.

    Estará disponível em PDFs logo que seja possível.
    2/10/2011, http://www.kickstarter.com/projects/610964639/occupy-wall-street-media e em
    Village Voice – http://blogs.villagevoice.com/runninscared/2011/09/occupy_wall_str_8.php

    Precisávamos de 12 mil dólares, para o primeiro número: recebemos quase 40 mil dólares em doações, até agora. Já temos dois, quase três números pagos.

    Vila Vudu

    POR FAVOR, CONTINUEM CONTRIBUINDO E PEDINDO CONTRIBUIÇÕES.

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.