segunda-feira, 9 de setembro de 2013

EUA tentam uma escapatória (e a Rússia ajuda)

Lavrov, hoje: Já pedimos a Damasco que ponha suas armas químicas sob controle internacional. Se ajudar a evitar um ataque, a Rússia apoiará a iniciativa.

9/9/2013, Russia Today
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Nesse momento, Ban Ki-Moon está dizendo na ONU [aqui traduzido, de mensagem do Twitter]:

Ban: Estou-me preparando para solicitar ao Conselho de Segurança que faça transferir as armas químicas sírias para local seguro onde possam ser depositadas e destruídas.


“Tivemos hoje encontro com o chanceler sírio Walid Mualem, mas logo depois chegou a declaração de Kerry, dizendo que se o governo de Bashar al Assad aceitar pôr seus arsenais químicos sob controle internacional, os EUA não atacarão. Ainda não sabemos se a Síria aceitará, mas se esse movimento evitar ação militar, Moscou começará a trabalhar nisso” – repetiu Lavrov.

“Nos dedicaremos a convencer Damasco a eliminar suas armas químicas e a incorporar-se ao grupo de países que se opõem ao uso desse tipo de arma” – disse Lavrov. Acrescentou que já enviou a proposta por escrito ao ministro de Relações Exteriores da Síria, Walid al Muallem, que ainda está em Moscou.

O secretário John Kerry disse nessa 2ª-feira cedo que Assad pode resolver a crise dos ataques químicos se entregar “cada uma das unidades” de seus arsenais químicos ao controle da comunidade internacional, durante a semana que começa hoje. Deve-se registrar que poucas horas depois, Washington disse que, de fato, Kerry não teria oferecido uma saída a Damasco. Que apenas usou um “argumento retórico”.

2 comentários:

  1. Comentário enviado por e-mail e postado por Castor

    Do Twitter, nesse instante (13h8')(aqui traduzido)

    Don @Don_Victorc2m
    PLANTÃO DE NOTÍCIAS: Síria aceita proposta da Rússia, de transferir suas armas químicas para o controle internacional. Russia Today e Reuters.
    ____________________________________________


    PARECE que os russos pegaram Kerry no pio, jogaram rápido e estão conseguindo salvar a cara ATÉ do Obama.

    Impressionante a imbecilidade desse Kerry (se disse o que não poderia ter dito) ou a inteligência desse Lavrov, ou a agilidade desse Obama (se mandou Kerry dizer o que disse, fingindo que não disse, para salvar a própria [do Obama] cara).

    O Gato Filósofo cá da Vila Vudu anda pelos cantos resmungando que, "em matéria de guerra, só se devem observar (1) a grana; e (2) os comandantes. Fraco rei faz fraca a forte gente. Graaaaaande Camões! A luta de classes, em guerras, não ajuda em nada, quero dizer: como conceito. Que dificuldade, sô!" [pano rápido]

    ResponderExcluir
  2. Enviado por e-mail e postado por Castor
    Do Twitter, há uma hora [traduzido]:

    Vijay Prashad @vijayprashad1h
    EUA tentam uma escapatória: se Síria puser armas químicas sob controle internacional, sob supervisão da Rússia, não haverá ataque. Obama recuou.

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.