domingo, 21 de novembro de 2021

B.i.g T.e.c.h quer os dados de v.a.c.i.n.a.ç.ã.o da saúde pública brasil...

BIG TECH QUER OS DADOS DE VACINAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA

Publicado por Thiago Espindula* em 20.11.2021

Na análise de ontem, discuti o fato de que a formação de gigantescos cadastros de vacinação, em consonância com a digitalização de nossa economia, produz um banco de dados com uma quantidade enorme de informações sobre o comportamento da sociedade, posto que, assim como compras virtuais registram onde a pessoa está comprando, a exigência de QR Codes vacinais, para frequentar certos lugares, também produz um rastro digital.

Exatamente como já disse aqui antes, está em aberta disputa o controle de todos esses dados, posto que, em um cenário de guerra cognitiva (tema já abordado aqui no canal), o controle sobre dados (que permitem construir uma radiografia do comportamento humano) é algo que pode garantir o controle de toda a humanidade, posto que, alimentando inteligências artificiais com todos esses dados, a formulação de estratégias de controle das sociedades é sucesso garantido.

Imagine supercomputadores tratando a todo tempo informações que chegam de todos os lugares, utilizando inteligência artificial para identificar padrões e entregar relatórios precisos para que estratégias de vigilância e manipulação de massa sejam estabelecidos, o que fará das redes algo ainda mais nocivo do que já é, posto que, além dos dados que já entregamos “de bom grande” dando “likes” e pesquisando palavras, ainda teremos os dados sequestrados compulsoriamente.

Já falei várias vezes aqui no canal sobre o insistente terrorismo que temos visto partir de inúmeros “think tanks” e da mídia corporativa para apavorar empresas, bancos e governos sobre o risco de, em pleno curso da digitalização da vida, bancos de dados estarem expostos a ataques hackers que podem comprometer o funcionamento das atividades, estimulando que todos “guardem” com segurança os seus bancos de dados com quem pode fornecer segurança: as grandes empresas de tecnologia.

Na análise de ontem, falei sobre o artigo recente do Fórum Econômico Mundial (assim como já discuti várias vezes o Cyber Polygon) que aborda o risco de ataques hackers à bancos de dados de saúde, posto que a vacinação e a imposição de passes-sanitários estão produzindo um farto aporte de informações sobre todos, acervo que será disputado amplamente pelas mais variadas forças que controlam o mundo… E controlar esses dados é controlar o mundo.

Creio que o ataque virtual recente aos dados do sistema público de saúde brasileiro, gerando problemas no aplicativo de vacinação, tenha uma relação direta com esse contexto (isso se a coisa não tiver partido das próprias empresas de tecnologia), posto que a mídia tem explorado a questão da segurança digital, como que indicando que o governo deve procurar uma ajuda profissional para guardar os nossos dados: ou seja, as big tech.

Se o roubo de dados é algo ruim, entregar todos os nossos dados para essas empresas é algo ainda mais nocivo, o que deveria ter como resposta um amplo movimento da sociedade contra a ideia dos governos entregarem tantas informações do povo para empresas controladas pelos mesmos gestores de ativos que detém o controle de quase todo o espectro financeiro e produtivo global… Arma para que possam nos dominar e manipular ainda mais através das redes.

É justamente por isso que urge discutir (não só a digitalização da economia, e a soberania sobre esse processo, como também) o risco da geração de amplos cadastros digitais a partir dos passes-sanitários, posto que a tendência é de que esses dados todos venham a ser colocados sob o guarda-chuva de empresas de tecnologia que irão ter controle sobre informações de pessoas de vários países (isso além dos dados das empresas), aumentando ainda mais o poder de fogo desses agentes econômicos e políticos.

Portanto, por trás de um erro de aplicativo ou de uma mera troca de dados no aplicativo do sistema de saúde brasileiro, existem muito mais implicações e interesses do que costumamos supor, uma vez que esses dados todos são o ativo mais valioso em tempos nos quais toda a vida está sendo digitalizada e nos quais cada transação gera informações fundamentais para que o sistema transnacional possa seguir nos manipulando com ferramentas que nós próprios alimentamos. 

Thiago Espindula*, professor de Ciências Humanas que quer discutir o essencial. 
Ver todos os posts por Thiago Espindula* no link: https://verdadeconcreta.wordpress.com/author/verdadeconcreta/

A seguir, vídeo discutindo o assunto abordado no texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.