terça-feira, 30 de novembro de 2021

Oliver Stone on his new JFK film.

TRADUÇÃO da resenha escrita por Patrick Lawrence sobre o documentário de Oliver Stone "JFK Revisited" para o site The Scrum no link:
https://thescrum.substack.com/p/if-you-remember-youre-alive/

"'Se você se lembra, você está vivo.'"
Oliver Stone em "JFK Revisited"
29 de novembro de 2021

Há muitas coisas a dizer sobre o novo filme recém-lançado de Oliver Stone, "JFK Revisited: Through the Looking Glass" . Um deles é que o novo trabalho de Stone destrói, completa e conclusivamente, a versão oficial do que aconteceu em 22 de novembro de 1963. O caso padrão de que Lee Harvey Oswald foi o assassino e agiu sozinho agora não é apenas implausível. Como o filme de Stone estabelece, é impossível de acordo com a perícia, as leis da física, muitas evidências suprimidas e o que muitas testemunhas viram - testemunhas cujos depoimentos foram sistematicamente enterrados por décadas.

A verdade, em suma, ainda não foi revelada. Mas JFK Revisited , em todos os seus detalhes extraordinariamente bem pesquisados ​​e bem escritos, nos aproxima dele. 

Como Stone explica na troca que o Scrum agora publica, ele foi movido a fazer este filme por causa do impacto de seu trabalho original no assassinato de Kennedy, JFK , uma dramatização que saiu em 1991. O Congresso subsequentemente aprovou a Lei de Registros JFK e criou o Conselho de Revisão de Registros de Assassinato, que desclassificou uma quantidade considerável de documentação no período de 1994–98. O novo filme explora esse material e, para isso, Stone tomou a decisão - mais política ou histórica do que estética - de retornar à forma documental. “O novo filme tenta reunir essas informações de forma coerente para que o público entenda”, explica. “Eu queria estabelecer o recorde, o melhor que posso pelo que sei, direto para o povo americano.”

JFK Revisited foi muito aclamado quando foi exibido nos festivais de cinema de Cannes, Deauville e Roma no início deste ano. Agora está disponível via Showtime, mas aqui vou deixar Stone apontar outro ponto que vale a pena contemplar neste ponto:

"Nos Estados Unidos, quando se trata do assassinato de Kennedy, eu diria que há quase um apagão da mídia sobre qualquer pensamento livre. Não obtivemos cooperação de nenhum distribuidor americano, exceto Showtime…. Nenhuma entidade americana se dispôs a financiar este documentário. Tivemos que ir para a Inglaterra para conseguir o financiamento…."
 
O filme de Stone me lembrou The Devil's Chessboard: Allen Dulles, the CIA e the Rise of America's Secret Government , de David Talbot (HarperCollins, 2015), outro exame escrupuloso do assassinato. Stone e Talbot (que aparece no novo filme) quase afirmam que Allen Dulles, que Kennedy demitiu como diretor da Agência Central de Inteligência em 1961, foi o mestre das marionetes por trás do assassinato de nosso trigésimo quinto presidente. Mas nenhum deles chega explicitamente a essa conclusão. Aqui está a resposta surpreendente de Stone quando perguntei a ele sobre isso: 

Estou na área do que penso em oposição ao que sei. Acho que, depois de todo esse tempo com isso, e intuição, vai além de Dulles. Eu acho que o Dulles era um empresário, provavelmente o empresário, porque ele tinha acesso à agência, ele ainda era um homem muito poderoso, ele estava em Washington, ele estava zunindo por toda a cena….

Dulles, sim, mas acho que ele teve que obter permissão de chefes, alguém, eu acho, da estrutura financeira da Costa Leste, talvez - você sabe que os Rockefellers fizeram tanto mal a este país que eu certamente não poderia colocar isso além sua capacidade de ter participado, porque Kennedy era perigoso para os negócios, e eles sabiam disso, e o que mais temiam era sua reeleição em 64…. É assim que eu vejo. Eles sabiam que se ele fosse refletido, eles estariam mortos na água porque ele teria mais poder.

Há muito tempo considero o assassinato de Kennedy um momento de importância histórica inestimável, pois excluiu um mundo que estávamos perto de trazer à vida e conduziu, mais imediatamente por meio da guerra do Vietnã, ao mundo de sofrimento e caos que encontramos em nossas janelas. Minha pergunta final nesta troca foi uma que eu esperava muito fazer. Dizia respeito ao dano psicológico infligido pelo assassinato de Kennedy e, subsequentemente, pela guerra do Vietnã. Será que esses eventos nos tornaram um povo perdido e sem amarras? Stone, um veterano do Vietnã e possuidor de uma memória aguda e inabalável, ficou visivelmente comovido enquanto lutava para responder. Foi em parte:

Todas essas coisas voltam ao poleiro, foi o que Malcolm X disse. O carma ... se você acredita em uma dimensão espiritual, não vejo como podemos ir e fazer isso e não sofrer as consequências. Onde está nossa humanidade? ... Não sei para onde estamos indo, mas parece que nosso carma está tão fodido, tão fodido. Dante nos escreveria no último círculo do inferno. Espero pelo nosso país, sou otimista, que possamos superar isso, mas é assustador pensar nas coisas que fizemos….

“Devíamos nos contar entre as vítimas de outra forma”, disse eu quando ele terminou. Resposta de Stone:

Você é apenas uma baixa na medida em que esquece, e se você se lembra que está vivo, você não é mais uma vítima porque está travando uma luta, uma cruzada, para não esquecer.   

■ ■ ■

The Scrum disponibiliza este webcast para todos os telespectadores, sem pay wall, porque todos deveriam saber desse filme maravilhoso e todos deveriam assisti-lo. Conhecer o trabalho de Stone, todo ele, é parte do que significa entender o mundo em que vivemos. Ele é esse tipo de cineasta. E com esse espírito, JFK Revisited é imperdível.

——PL (Patrick Lawrence)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.