segunda-feira, 14 de junho de 2010

500 anciãos afegãos assassinados em oito anos

Uma lista em mãos da Press TV mostra mais de 500 nomes de líderes tribais afegãos do sul que foram suspeitamente assassinados após a invasão do país.

14/6/2010, PressTV, Teerã – Traduzido por Caia Fittipaldi

Pelo menos 500 líderes tribais afegãos anciãos, que se opunham à invasão do Afeganistão por forças da OTAN comandadas pelos EUA, foram mortos em circunstâncias suspeitas em Candahar, nos últimos oito anos, desde 2001, ano em que o país foi invadido.

Essa semana, o correspondente de PressTV no Afeganistão, recebeu uma lista dos anciãos afegãos assassinados nesse período, com nomes, tribos, locais de nascimento e local em que foram mortos.

Altos funcionários afegãos em Cabul manifestaram preocupação com as circunstâncias das mortes, sobretudo ante acentuado aumento, nos últimos meses, no número de mortes suspeitas em Candahar.

Um líder tribal, que pediu para não ser identificado, contou ao correspondente da PressTV na região, que nenhum dos líderes tribais ou qualquer figura influente em Candahar pode manifestar-se sobre os crimes, porque todos temem ser assassinados.

Disse ainda que o assassinato de líderes locais tribais, sobretudo nas tribos pashtuns, deu aos militantes Talibãs controle total na região, de modo que um adolescente Talibã de 15 anos, pode dar ordens de comando a qualquer pessoa.

O líder tribal que procurou a PressTV contou também que, como resultado dos assassinatos e em função do vácuo político na região, o comandante de mais alta hierarquia naquela área hoje é um Talibã de 20 anos, entronizado como líder tribal.

A reportagem original, em inglês, pode ser lida em: In 8 years, 500 Afghan elders killed