· Pesquisa CNI/Ibope: Dilma tem 40%, contra 35% de Serra
· Serra tem maior rejeição entre candidatos
· Avaliação positiva do governo se mantém em 75%
· Pesquisa é péssima notícia para tucanos
quarta feira, 23/06/2010 -
UOL Eleições –
Pesquisa CNI/Ibope: Dilma tem 40%, contra 35% de Serra
Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) para a eleição presidencial, divulgada nesta quarta-feira (23) em Brasília, mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) com 40% das intenções de voto, contra 35% do candidato José Serra (PSDB) e 9% da candidata Marina Silva (PV). Votos brancos e nulos somam 12%. Não responderam 8% dos entrevistados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Esta é a primeira vez em que a candidata petista aparece à frente do tucano em uma pesquisa (do Ibope) com uma diferença que ultrapassa a margem de erro. Na última pesquisa CNI/Ibope, divulgada em 17 de março, Serra aparecia com 38%, contra 33% de Dilma e 8% de Marina. Brancos e nulos somavam 12%; 8% não responderam.
Dilma aparece na frente também na simulação de 2º turno. A petista Dilma tem 45%, contra 38% do tucano Serra. Brancos e nulos somam 8%, enquanto 9% não sabem ou não responderam.
Na simulação de 2º turno da pesquisa anterior, o tucano aparecia com 44%, contra 39% da petista. Brancos e nulos somavam 10%, e 7% não responderam.
Quando a simulação é feita entre Dilma e Marina, a petista Dilma aparece com 53%, contra 19% da presidenciável Marina do PV. Brancos ou nulos representam 15%; 13% não sabem ou não responderam. Em 17 de março, a simulação de 2º turno entre Dilma e Marina dava 48% para a petista, 11% para a ex-ministra do Meio Ambiente, 22% de brancos e nulos e 12% que não responderam.
Já entre Serra e Marina, o tucano fica com 49%, contra 22% da candidata verde. Brancos ou nulos somam 16% e não sabem ou não responderam, 13%. A pesquisa anterior dava 55% para o candidato do PSDB, contra 17% da candidata do PV, 18% entre brancos e nulos e 9% que não responderam.
Na resposta espontânea, Dilma tem 22%, Serra tem 16%, o presidente Lula ainda aparece com 9%, Marina tem 3% e o ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB) tem 1%. Brancos e nulos somam 7%, e 40% não sabem.
A última pesquisa que mediu a intenção estimulada de votos para os presidenciáveis, contratada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo e divulgada em 5 de junho, apontava Serra e Dilma empatados com 37%.
Conhecimento de Dilma
O levantamento CNI/Ibope identificou um aumento no conhecimento da candidata petista Dilma pelo eleitorado. Hoje, 73% sabem que Dilma Rousseff é apoiada pelo presidente Lula. Em março, o índice era de 58%.
Nesta pesquisa, foram entrevistadas 2.002 pessoas entre os dias 19 e 21 de junho, em 140 municípios do país. O número de registro da pesquisa no TSE é 16292/2010.
Indecisos
O diretor de operações da CNI, Rafael Lucchesi, afirma que o elevado grau de indecisos na pesquisa espontânea parece demonstrar que a disputa pelo eleitorado “ainda está em suas etapas iniciais, se aquecendo”, uma vez que, em março, 42 % dos entrevistados não sabiam
23/6/2010
Redação Época
Dilma passa Serra pela primeira vez na CNI/Ibope
Acaba de ser divulgada mais uma rodada da pesquisa CNI/Ibope para a eleição presidencial.
- Pesquisa estimulada, apresentando todos os candidatos:
Dilma Rousseff (PT): 38,2%
José Serra (PSDB): 32,3%
Marina Silva (PV): 7,0%
Brancos/Nulos: 6,3%
Não sabem/não opinaram: 13,8%
- Pesquisa estimulada, apresentando somente Dilma, Serra e Marina:
Dilma Rousseff (PT): 40%
José Serra (PSDB): 35%
Marina Silva (PV): 9%
Brancos/Nulos: 6%
Não sabem/não opinara: 10%
- Pesquisa espontânea:
Dilma Rousseff (PT): 22%
José Serra (PSDB): 16%
Lula (PT): 9% (o presidente não pode ser candidato)
Não sabem: 40%
- Margem de erro da pesquisa: 2% para mais e para menos
23 de junho de 2010
Agência Estado
Serra tem maior rejeição entre candidatos, diz Ibope
Pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada hoje aponta o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, com o maior índice de rejeição entre os candidatos: 30%. Em seguida aparecem a candidata do PV, Marina Silva, com 29%, e Dilma Rousseff (PT) com 23%.
Na última pesquisa, divulgada em março, o tucano aparecia com 25% de rejeição e Marina Silva tinha 31%. Já a petista tinha 27% de rejeição.
A CNI informou que o porcentual de intenções de votos atribuído a Serra em março foi revisado de 35% para 38% e o de Dilma, de 30% para 33%. A CNI ainda não explicou a revisão.
23/06/2010
Reuters/Brasil Online
Avaliação positiva do governo se mantém em 75%, diz CNI/Ibope
BRASÍLIA (Reuters) - A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manteve em junho em 75 por cento, mesmo patamar de março, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira.
Para 20 por cento dos entrevistados o governo é considerado regular, contra 19 por cento há três meses. A avaliação ruim/péssima caiu para 3 por cento, ante 5 por cento.
O Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 19 e 21 de junho em 140 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
23 de junho de 2010
Aprovação de Lula bate recorde e chega a 85%
A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu recorde e atingiu o patamar de 85%, informou nesta quarta-feira a pesquisa CNI/Ibope. O percentual de desaprovação - que chegou a 11% - também é o mais baixo já obtido pelo chefe do Executivo. Quando medido o governo comandado pelo petista, a avaliação se mantém estável em 75% na comparação com março, data do último levantamento. Apenas 3% do eleitorado consideram o governo Lula "ruim ou péssimo". Dos entrevistados, 20% avaliam a gestão Lula como regular.
Conforme registra a pesquisa CNI/Ibope, a confiança pessoal do presidente Lula também teve o melhor desempenho desde o início do governo, em janeiro de 2003. O quesito confiança no chefe do Executivo cresceu quatro pontos percentuais na comparação com março e atingiu 81%. O percentual do eleitorado que não confia em Lula registrou 15%, cinco pontos a menos que os dados levantados em março.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. A CNI/Ibope, que foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 16292/2010, foi a campo entre os dias 19 e 21 deste mês com 2.002 pessoas em 140 municípios.
16h38 - 23/06/2010
Blog do Fernando Rodrigues
Pesquisa é péssima notícia para tucanos
Depois de ampla exposição na mídia, José Serra (PSDB) não conseguiu ampliar seu percentual de intenção de votos, segundo pesquisa Ibope patrocinada pela CNI e divulgada hoje (23.jun.2010), detalhada no post abaixo. Pior ainda, o tucano viu, pela primeira vez nesse levantamento, sua adversária direta, Dilma Rousseff (PT), ficar à sua frente.
Dilma pontuou 40% na CNI/Ibope. Serra teve 35%. Marina Silva (PV) está com 9%.
Trata-se de uma das piores notícias que o candidato tucano poderia ter nesta fase da campanha. Havia grande expectativa no PSDB de que Serra pudesse neste mês de junho manter-se empatado com Dilma – ou até ultrapassá-la por causa da propaganda em rede nacional apresentada pelos tucanos, além de dezenas de inserções de 30 segundos.
O PT guardou estrategicamente dezenas de comerciais partidários estaduais para divulgação no mês de junho. Fez uma operação de “fogo de encontro” e conseguiu, mostra a CNI/Ibope, estancar um eventual avanço de Serra.
É claro que a campanha ainda vai longe e nada está definido. Mas é muito confortável para um candidato começar o horário eleitoral (em 17 de agosto) já estando na frente nas pesquisas de opinião. Essa é a situação de Dilma no momento.
Estas notícias foram compiladas por MVM News em: