sábado, 23 de abril de 2011

Um radical norte-americano

Os padecimentos do cientista político norte-americano Norman Finkelstein, judeu.



12/4/2011, Programa especial, Al-Jazeera (exibido em cinco episódios)

Enviado pelo pessoal da Vila Vudu


Assista as Partes 1 e 2, em inglês, diretamente na Al Jazeera pelo “link” acima. Ou, na íntegra,  no final da postagem.

Um radical norte-americano [orig. American Radical] é documentário raro sobre a militância intelectual do cientista político norte-americano e judeu Norman Finkelstein, em defesa dos palestinos e contra Israel.

Filho de sobreviventes do holocausto de judeus europeus nos anos 30, e ardente crítico das políticas de Israel e dos EUA para o Oriente Médio, Finkelstein tem estado no centro de inúmeras disputas e controvérsias. É autor de A Indústria do Holocausto [orig. 2000], Rio de Janeiro: Ed. Record, 2001.

Os documentaristas David Ridgen e Nicolas Rossier acompanharam o professor Finkelstein de Beirute a Quioto, em suas muitas viagens para conferências e aulas.

O documentário foi recentemente selecionado entre os cinco melhores documentários políticos de todos os tempos.
A lista dos dez documentários selecionados está em:
10 Best Political Documentaries
.

Foi exibido em cinco programas, pela rede Al-Jazeera, agora distribuído pela internet.



Um comentário:

  1. (comentário enviado por e-mail e postado por Castor)

    Junto com Richard Falk, Relator Especial das Nações Unidas para os TPOs (Territórios Palestinos Ocupados: Jerusalém Leste - anexada por lei, Cisjordânia, Vale do Jordão -anexado no peito, e Faixa de Ghazaa - maior campo de concentração a céu aberto existente no mundo); Noam Chomsky - que já foi kibbutznik - Finkelstein é um dos três judeus importantes deportados de Israel.

    Abraços do
    ArnaC

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.