segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ahmadinejad: “Os EUA fizeram do "bullying", a sua política externa”

4/4/2011, PressTV, Teerã  Ahmadinejad: US policies unchanged
Traduzido pelo Coletivo da Vila Vudu

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad disse que a verdadeira face do atual governo dos EUA apareceu bem visível quando o presidente Barack Obama não mudou as políticas de seus antecessores.

Presidente do Irã, Mahammud Ahmadinejad
Ahmadinejad conclamou os EUA a respeitarem o direito dos povos à liberdade e à autodeterminação, e disse que a interferência em questões regionais é prática nunca alterada de vários governos dos EUA.

“Sempre são dois pesos e duas medidas naqueles governos de duas caras, os poderes que assediam, potências que praticam o bullying como se fosse política externa” – disse o presidente do Irã em conferência de imprensa nessa 2ª-feira em Teerã.

Chamou a atenção para a influência do lobby sionista, que age na política dos EUA e desconsidera até o direito de voto dos cidadãos: não importa quem os cidadãos elejam, o eleito sempre acaba acabrestado pelo lobby sionista. Disse que a melhor opção para o governo dos EUA seria restabelecer relações com o Irã, baseadas na ponderação e na justiça.

O presidente Ahmadinejad manifestou preocupação em relação à intervenção dos EUA em assuntos do mundo árabe, para tentar desviar os levantes populares na direção que mais interesse a Israel. Conclamou os países da região a levar avante as reformas democráticas e sociais que os povos exigem, seguindo antes o desejo do povo que o desejo das armas estrangeiras.

“Todos devem ter em mente que o Ocidente não visa à paz com os árabes. O Ocidente só visa a manipular o sofrimento popular em favor dele mesmo, do capital e do capitalismo” – disse Ahmadinejad. Mas manifestou otimismo: “os levantes populares derrotarão as ditaduras e os interesses do ocidente”.

Disse também que “Israel é como uma base avançada, implantada no Oriente Médio, para que os EUA dominem a região. Israel jamais agiu a favor de qualquer democracia, árabe ou não. Hoje, Israel vê crescer uma onda de protesto popular que ameaça a rede de ditadores implantados no Oriente Médio pelos EUA, a serviço de Israel. Israel sabe que seu status no Oriente Médio está hoje sob ameaça grave”.

Ahmadinejad fez esses comentários no dia em que Obama lançou sua campanha à reeleição. Para ele, um eventual segundo mandato de Obama nada mudará. Obama foi eleito porque prometeu “mudança”. Mas nada mudou ou, se mudou, mudou para pior. O mundo é hoje ainda mais instável do que foi, sob os governos anteriores. As políticas do segundo mandato não mudarão em relação ao primeiro mandato de Obama, “como o primeiro mandato de Obama nada mudou em relação aos governos do ex-presidente George W. Bush”.

“Bush saiu da vida política coberto de vergonha. Seu sucessor concluirá o mandato ainda mais coberto de vergonha. Obama mentiu nas promessas e fracassou nos feitos”, disse o presidente do Irã.

Em conversa por telefone com o secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, antes, na mesma 2ª-feira, Ahmadinejad pediu que a ONU impeça que EUA e países europeus se imiscuam em questões regionais do Oriente Médio.

“A atitude de dois pesos e duas medidas dos governos ocidentais, em relação ao Bahrain e à Líbia, e o silêncio cúmplice que mantêm em face das atrocidades que o regime sionista comete contra o inocente povo palestino indicam o quanto as abordagens dos EUA são contraditórias. Esse tipo de intervenção só semeará mais guerra e não semeará paz alguma nem ajudará a resolver nem os nossos problemas.” O presidente do Irã manifestou ao secretário-geral da ONU a plena disposição do Irã para ajudar a resolver os problemas regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.