sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Plantão de notícias: Rússia não mais distribuirá gás através da Ucrânia

15/1/2015, The Saker, The Vineyard of the Saker
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

The Saker
Primeiro, fiquei um pouco cético. Depois, começaram a chegar notícias de mais e mais fontes, todas confirmando que sim, é a mais pura verdade: a Rússia pôs fim, completa, totalmente, à distribuição de seu gás através de território e dutos da Ucrânia. Agora, todo o gás russo fluirá por território turco (ver Bloomberg  e  LifeNews). E não só isso.

Os russos também disseram aos europeus que, se quiserem gás russo, eles que construam seus próprios gasodutos até a Turquia; e que todas as despesas ficam por conta deles, europeus, claro.

Os europeus parecem ainda em estado de choque. Maros Sefcovic, vice-presidente da Comissão Europeia para a união energética, disse que tal decisão “não faz sentido econômico”. Ahé?! Como se a guerra econômica e política sem tréguas que a União Europeia faz contra a Rússia fizesse algum (qualquer) sentido.

Posso bem imaginar a cara dos euroburocratas, quando Aleksej Miller, presidente da Gazprom, disse-lhes que “agora, tratem de construir toda a infraestrutura necessária a partir da fronteira turco-grega”, com Novak, Ministro russo de Energia, logo acrescentando que “a decisão já foi tomada. Estamos diversificando e eliminando riscos em países não confiáveis que nos causaram problemas noutros anos, inclusive para consumidores europeus”.

Aleksej Miller (E) e Vladimir Putin
Em outras palavras, a União Europeia perdeu tudo. E, idem, a Ucrânia. Não esqueçam que a União Europeia não tem alternativas e só lhe resta comprar gás russo da Turquia, mas a Rússia passará muito bem sem as exportações de gás para a Europa, porque a China já assinou contrato que cobre exatamente a mesma quantidade de gás e possivelmente muito mais gás.

Agora, é esperar para ver como as elites europeias infinitamente corruptas, arrogantes e criminosamente irresponsáveis lidarão com os estoques agrícolas excedentes que apodrecerão, numa sociedade empenhada em guerra ideológica [e racista] contra 1,6 bilhão de muçulmanos e, agora, em pleno inverno, também sem energia

Os sempre insubstituíveis poloneses apareceram com uma estratégia brilhantíssima para resolver tudo: ao que tudo indica, eles absolutamente não convidarão o presidente Putin para as comemorações da libertação de Auschwitz, apesar de o mundo saber que Auschwitz foi libertada pelo exército soviético. Tenho certeza de que Putin ficou impressionadíssimo e desoladíssimo.

Victoria "F***-se a União Europeia" Nuland
Atualmente, cada vez que ouço notícias da Europa, sempre lembro do famosíssimo “Foda-se a União Europeia” da imortal Victoria Nuland. Agora foi a vez de Boris Johnson, prefeito de Londres, que chamou seus colegas europeus de “grandes amebas protoplasmáticas invertebradas covardes” [orig. great supine protoplasmic invertebrate jellies]. Partilho exatamente a mesma opinião: que todos esses “Somos-Charlies” congelem na própria patética mediocridade.

The Saker

3 comentários:

  1. Mas o gasoduto até a Turquia só vai ficar pronto em 2020...A ideia é boa, mas vai demorar alguns anos p ser implantada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que até lá a Europa, aliás, parte da Europa, vai ficar sem o gás russo... Mas parece que os EUA vai suprir essa lacuna com "shale" gás liquefeito obtido por "fracking" e enviado por via marítima, que é 3 ou 4 vezes mais caro que o gás russo. É o custo que a Europa vai pagar por seguir as políticas intervencionistas dos EUA.

      Excluir
  2. lo siento por tanta gente inocente que sufrirá; como siempre, la que no tiene ni posibilidad de protestar.

    pero es una nota desopilante; ni hablar de la "retaliacao" de polonia, siempre país capanga.

    y me encantó la maldición ésa! la reduciré a invertebrado cobarde y paso a usarla sin pagar derechos de autor.

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.