sexta-feira, 4 de junho de 2010

Barco "Rachel Corrie" prossegue a caminho de Gaza

Barco "Rachel Corrie" prossegue a caminho de Gaza

(Last Updated: Thursday, June 3, 2010, 18:44)

4/6/2010, Irish Times, Pamela Newenham e Mary Fitzgerald - Traduzido por Caia Fittipaldi

Barco de bandeira irlandesa, carregado com produtos de ajuda humanitária, prossegue a caminho de Gaza, apesar das ameaças israelenses de que Israel não permitirá que nenhum barco se aproxime de Gaza.

O MV Rachel Corrie – o barco leva o nome de Rachel Aliene Corrie (1979-2003), americana, membro do Internacional Solidarity Movement, morta em Gaza, pelo exército de Israel, em manifestação para impedir a demolição da casa de uma família palestina –, que transporta cinco cidadãos irlandeses, entre os quais Mairéad Corrigan-Maguire [prêmio Nobe l da Paz, 1976, pelo trabalho na pacificação da Irlanda do Norte] e o ex-funcionário da ONU Denis Halliday, cruza agora águas da Líbia, a cerca de 640 km de Gaza.

O grupo Campanha de Solidariedade Irlanda-Palestina desmentiu hoje relatos de que o barco planeje atracar na Turquia e repetiu que manterá o curso previsto, sem escalas, até o porto de Gaza.

O barco, cujo comandante é Eric Harcis, viaja a velocidade de aproximadamente 400 km por dia e espera chegar a Gaza no sábado. A cineasta Fiona Thompson de Dundalk e o casal Derek e Jenny Graham de Co Mayo, também estão a bordo.

“Falei com Derek e ele informou que viajam a pleno vapor rumo a Gaza,” informou Freda Hughes, do grupo Solidariedade Irlanda-Palestina. “Na primeira viagem, viajaria no fim da flotilha. Agora parece ser o único que realmente chegará a Gaza.”

MS. Hughes informou que os ativistas não atenderão às ordens israelenses para descarregarem no porto de Ashdod, e que os ativistas não negociarão com Israel o transporte da carga para Gaza. O barco transporta materiais de construção, inclusive cimento, idem que Israel não permitirá que chegue a Gaza, nem por terra.

“O material que estamos transportando, equipamento médico e materiais de construção, são itens bloqueados para Gaza. Se atracarmos e descarregamos em Ashdod, os israelenses confiscarão a carga”.

Falando hoje do barco, Dennis Halliday disse que “Queremos que todos saibam que não temos qualquer objetivo de provocar Israel. Temos a missão de entregar esses produtos em Gaza, e entregaremos. Já pedimos que a ONU inspecione a carga e nos dê escolta para atracar em Gaza. Todos continuamos animados e confiantes.”

Funcionários do governo irlandês mantêm contato permanente com o barco de 1.200 toneladas que deveria ter partido com a Flotilha da Liberdade detida por Israel, mas foi retido no porto por problemas mecânicos.

“Já dissemos e repetimos ao governo de Israel que exigimos passe livre até Gaza e que a Irlanda não admitirá que barco sob sua bandeira seja interceptado em águas internacionais” – declarou o ministro de Relações Exteriores da Irlanda Micheál Martin. “Vivemos uma semana terrível, há mortos e feridos, e Israel tem hoje o dever moral, ante toda a comunidade internacional, de trabalhar para reduzir as tensões (...). É vitalmente importante que não se repitam os atos de violência a que o mundo assistiu no início dessa semana.”

O embaixador de Israel à Irlanda Zion Evrony declarou que Israel não espera novos confrontos ou qualquer violência, quando o MV Rachel Corrie aproximar-se da “zona de exclusão”.

O ataque aos seis barcos da Flotilha da Liberdade, por comandos israelenses, na madrugada da 2ª-feira, resultou na morte de nove ativistas e desencadeou movimento mundial contra o bloqueio de Israel a Gaza.

O artigo original, em inglês, pode ser lido em:

“Rachel Corrie” proceeding to Gaza