domingo, 14 de junho de 2015

Ucrânia: Relatório de Situação (SITREP)


13/6/2015, (Duff redigiu) – The Vineyard of the Saker
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu
The Saker

●– Cortado o gás de Mariupol
Devido a danos nos gasoduto próximo à cidade de Ocheretino na região de Donetsk, Mariupol, Berdyansk e Volnovaha ficarão sem gás. O serviço de imprensa de “Ukrtransgaz” informou. Explicaram que o fornecimento de gás será normalizado dentro de um dia e meio, dois dias, depois de cessadas as hostilidades. Essa situação extrema não afetará o trânsito do gás natural, destacou “Ukrtransgaz”.
Dia 12/6/2015, a mídia distribuiu notícias sobre gasoduto danificado no Donbass, perto do assentamento na área de Ocheretino Yasinovatskiy. A razão dada foram hostilidades na área, de modo que o fornecimento teria sido interrompido temporariamente em Volnovakha, Mariupol e Berdyansk. O acidente aconteceu em território controlado pelo exército ucraniano, e há suspeitas de sabotagem pelo Serviço Secreto da Ucrânia. Mas o lado ucraniano, como sempre, culpou milícias e “agressores russos”.
Contudo, o resultado da explosão foi ativamente discutido num dos fóruns ucranianos “adequados”, de onde vazou a informação de que os danos ao gasoduto foram planejados pelo SS ucraniano, para interromper o fornecimento de gás para Mariupol. É informação que se encaixa perfeitamente na suspeita de que o governo ucraniano está sem recursos humanos e equipamento para controlar militarmente Mariupol.
Outro ponto interessante – o reflexo do incidente no plano internacional. Ainda que Kiev não garanta suprimento ininterrupto de gás para a Europa, é claro que todos os dutos de transporte de gás estão ameaçados pelos combates, sobretudo a parte que atravessa território controlado por forças do Donbass.
Por isso se tornou necessário acabar com as cerimônias com as demais repúblicas e partir para medidas mais drásticas, esquecendo qualquer acordo existente.

======================================
O maior operador ucraniano no mercado de carvão – a estatal “Carvão da Ucrânia” – requereu a própria falência à Corte Econômica de Kiev.
«Уголь Украины» заявил о своем банкротстве
======================================
Foi declarado o confisco de duas contas da empresa “Neftegazdobycha” que integra a holding DTEK.

======================================

======================================
Se Poroshenko quer adotar tais leis, será importante ele convidar Merkel e Hollande e assiná-las ou, ao contrário, rasgar em tiras e jogar as leis no lixo – bem na frente dos dois. Nesse caso, saberemos com certeza o que está acontecendo: se o acordo de Minsk está completamente quebrado, ou se ainda há chance de continuar a conversar, mesmo que Poroshenko traia o acordo que assinou – noticiou Lugansk InformTsentr, citando palavras de Igor Plotnitsky.
======================================
O general Andrei Taran das Forças Aéreas da Ucrânia emitiu ultimato dirigido aos combatentes da RPD e da RPL, ameaçando que o exército ucraniano usará “todos os meios militares disponíveis”. A declaração foi feita no Centro Conjunto de Controle e Coordenação (STsKK).
No caso de ações ofensivas na direção do assentamento de Granitnoe, o lado ucraniano reserva-se o direito de usar “todos os meios militares disponíveis” para conter o ataque.
Генерал ВСУ выдвинул ультиматум ополчению ДНР и ЛНР

======================================
Na 5a-feira (11/6/2015), o Congresso dos EUA votou contra os EUA darem treinamento a uma das mais conhecidas milícias ultranacionalistas da Ucrânia, o Regimento Azov, por entender que a milícia abriga elementos neonazistas.
O Ministério de Relações Exteriores da Rússia considerou bem-vinda a decisão do Congresso dos EUA que afinal aparece, melhor tarde do que nunca.
O Regimento Azov recorreu ao Facebook para expressar toda sua indignação.
Estamos muito surpresos e profundamente ultrajados pelos comentários dos norte-americanos. Nosso regimento sempre abraçou o patriotismo e jamais adotou outras ideologias mundiais” – declarou a milícia nas redes sociais.
======================================
Andre Purgin, presidente do Conselho Nacional da República Popular de Donetsk, sobre Washington ter recusado armas e treinamento ao batalhão Azov:
Os EUA só estão fingindo objetividade. A verdade é que Kiev está lotada de norte-americanos. Eles ocupam todo o andar térreo do prédio do SS da Ucrânia. Há mais de 4 mil instrutores norte-americanos na Ucrânia, treinando forças de segurança dos nazistas. É uma frente de Relações Públicas EUA/Neonazistas. Nada há, ali, que tenha a ver com acordo de paz.
======================================
Os presidentes da Rússia e da Turquia mantiveram conversação bilateral, a portas fechadas, à margem das cerimônias de abertura dos primeiros Jogos Europeus, no sábado.

======================================
[TASS]
======================================
Hino nacional russo pôs em fuga um navio de guerra dos EUA
As manobras finais do exercício militar entre russos e egípcios no Mar Mediterrâneo, excitou muitíssimo a 6ª Frota dos EUA. O navio de guerra “Lagoon” dos EUA passou o dia todo navegando de um lado para outro na área do exercício militar. Os russos fizeram bom uso da chance de mostrar àquele público de militares norte-americanos excitado todos os seus talentos.
Aproveitando que estavam tão próximos dos colegas norte-americanos, os marinheiros russos quiseram dar-lhes boas-vindas, com uma saudação ao Dia Nacional da Rússia, 12 de junho. E o cruzador russo “Moskva” tocou para eles o hino nacional russo. Repentinamente, o navio norte-americano mudou de curso e bateu em retirada 

[vídeo em tvzvezda.ru].
======================================
A Igreja Católica Romana está pronta para discutir a possibilidade de se fixar data comum para católicos e ortodoxos comemorarem a Páscoa
Папа Франциск предложил праздновать Пасху в Риме и Москве одновременно
Римско-католическая церковь готова обсудить возможность установления фиксированной даты празднования Пасхи для того, чтобы католики и православные смогли отмечать ее в один и тот же день.
======================================
Lojas de moda em Moscou e São Petersburgo estão oferecendo roupas de boa qualidade e preços convidativos inspiradas nos uniformes dos militares russos 

======================================
Spiegel: Cartas que Putin teria escrito a Helmut Kohl sobre a crise na Ucrânia
O Kremlin desmentiu oficialmente que o presidente Putin tenha escrito qualquer tipo de carta a Helmut Kohl.

Mas ainda resta por explicar por que a revista alemã Spiegel, inventou aquela história toda – sem citar fontes, publicou que o Presidente Vladimir Putin teria enviado várias cartas ao ex-chanceler Helmut Kohl. Segundo a revista, as cartas tratariam da crise na Ucrânia.
Segundo os jornalistas alemães de Spiegel, “com as cartas, Putin esperava que Kohl se pusesse a favor da Rússia na situação que cerca a crise ucraniana”. O gabinete do ex-chanceler, consultado pela revista, recusou-se a comentar a publicação

[rbc.ru].
======================================
Fontes informam que as possíveis novas medidas a ser apresentadas aos líderes ocidentais vão de acrescentar mais nomes e empresas à atual lista de sanções, até ampliar as penalidades contra os setores financeiro, de energia e de defesa da Rússia 

[cnn].
======================================
O prestigiado Royal Institute for International Affairs (Chatham House) britânico, está convertido em veículo linha-dura de propaganda anti-Rússia, mas não sem oposição interna: algumas das organizações-membro e entidades mantenedoras já começam a desafiar a linha pró-guerra da instituição.

======================================
Carta aberta da diretora do FMI Christine Lagarde deixa bem claro que o FMI continuará a garantir financiamento à Ucrânia mesmo que os credores ocidentais rejeitem qualquer possibilidade de reestruturar as dívidas ucranianas

======================================
Segundo a revista alemã Spiegel, aeronaves da OTAN estão voando com os equipamentos de identificação eletrônica desativados. O artigo lembra que o Secretário-Geral da OTAN, general Jens Stoltenberg, repetidas vezes criticou Moscou que estaria desligando os transponders sempre que seus aviões sobrevoavam as fronteiras da Aliança, o que seria grave ameaça ao tráfego aéreo civil. Agora, a OTAN já confirmou que faz a mesma coisa.

Самолеты НАТО летают с выключенными устройствами опознавания – европейские СМИ

======================================

======================================
12/6/2015, Izvestija, traduzido do russo por Kristina Rus, in FortRuss

(traduzido em redecastorphoto)
======================================
Seção “Viagens” do jornal Telegraph de Londres: “Fatos divertidos sobre a Rússia”.
Vejam o item n. 19: “Rússia faz conserva de tudo, pepinos, cenouras, raiz de beterrabas e ex-líderes” (com foto do corpo de Lênin)”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.