sábado, 13 de junho de 2015

Rússia liberta-se de sua velha Constituição humilhada


12/6/2015, Izvestija, traduzido do russo por Kristina Rus, in FortRuss
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu
 
Entreouvido na Toca do Xibiu na Vila Vudu:
Cróóóózes! Parece que a Constituição Russa [1] foi escrita pela Samantha Powers! [pano rápido]
 
Bandeira e capa da Constituição da Rússia
Um projeto de emenda ao preâmbulo da Constituição da Federação Russa foi apresentado ao Parlamento (Duma) russo.
Os deputados Evgeny Fedorov e Anton Romanov propõem ajustar “o rumo do país, em termos da relação da Rússia com o mundo”.  
Os dois deputados do partido “Rússia Unida” apresentaram ao Parlamento proposta de emenda à lei federal, obedecendo à tramitação que a lei obriga para emendas à Constituição.
A Constituição tem para nós valor máximo e o mais alto status, e no preâmbulo que há hoje carrega mensagem primária, simplória, uma formulação ideológica, que se impõe acima da Constituição. Não tem função diretiva, mas define a lógica geral de toda a Constituição, de toda a legislação em nosso país.
O ajuste que estamos propondo para o preâmbulo é um ajuste na rota geral de todo o nosso país – disse ao jornal Izvestia o deputado Fedorov. Nossa lei permite alterações no preâmbulo. Vamos modificá-lo e ajudar a mudar o rumo do país. Hoje, nada é mais necessário que essa mudança. Por exemplo, sobre o relacionamento da Rússia com o mundo.
O preâmbulo da Constituição Russa inclui formulação que não se vê em nenhuma outra constituição do planeta: diz que o povo russo é parte de comunidade maior.
Segundo o Deputado, não há esse tipo de provisão em nenhuma Constituição do mundo: algum tipo de declaração de que o povo que constrói uma determinada Constituição não é a maior unidade política a considerar naquela Constituição... Que haveria “comunidade maior”.
Deputado Evgeny Fedorov
O mesmo deputado Yevgeny Fedorov já propusera há algum tempo emendar a Constituição Russa para retirar as provisões constitucionais que declaram a prioridade da lei internacional sobre a lei nacional russa (?!); e proíbem qualquer tipo de ideologia de Estado.
______________________________________
Nota dos tradutores
[1] A Constituição da Federação Russa hoje vigente é de 1993. Foi aprovada e adotada dia 25/12/1993, depois da crise constitucional que levou a um referendo. A Constituição Russa de 1993 substituiu a Constituição Russa de 1978, aprovada quando a Rússia ainda era parte da União Soviética e, portanto, sob o regime da Constituição Soviética de 1977. Ao que tudo indica alguma Samantha Powers de então redigiu essa Constituição que declara que a Rússia não é nação soberana, mas “parte de comunidade maior”. Santo Deus! A gente aqui morre e não viu tudo [comentado pelo pessoal da Vila Vudu].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.