domingo, 19 de setembro de 2010

“Grande comício para SALVAR A SANIDADE MENTAL nos EUA!”

Jon Stewart:


19/9/2010, Guardian, UK - Jon Stewart and Stephen Colbert ape Glenn Beck with "Rally to restore sanity"

Traduzido pelo Coletivo Vila Vudu


Os comediantes Jon Stewart e Stephen Colbert estão dispostos a tentar o impossível: rir do ogro direitista fundamentalista Glenn Beck, num “Grande comício para SALVAR A SANIDADE MENTAL nos EUA!” , em Washington DC – inspirados, ao que parece, num postado de internauta no blog Reddit.


Em sátira engraçadíssima do movimento iniciado por Beck (“Comício para SALVAR os EUA”) no começo de setembro, Stewart e Colbert programaram seu próprio comício, marcado para dia 30/10, no National Mall – apenas três dias antes das eleições de meio de mandato nos EUA.


No programa ao vivo, dessa semana, Stewart fez a convocação, em rede nacional, para sua “marcha de um milhão de cidadãos normais”.


Disse ele: “Pensem na coisa como um Woodstock, só que de gente normal, sem o pessoal pelado e as drogas."


(Assiste-se a todo o programa de Jon Stewart, engraçadíssimo, em The Daily Show, em inglês.)


Em seu programa, Colbert já havia convocado uma “Marcha a favor de morrer de medo”. Seu personagem, como se sabe, é uma paródia dos mais conhecidos comentaristas conservadores, na televisão dos EUA. Colbert explica:


“Os EUA, o maior país que Deus deu aos homens, foi construído sobre três pilares: Liberdade! Autonomia! Medo! (Medo de que o bicho-papão coma nossa liberdade e nossa autonomia.)”


“Querem roubar nosso medo. Querem nos impor a razão. Não esqueçam que reason [razão] é treason [traição] menos uma letra!” – disse Colbert.


Caso alguém tenha imaginado que tudo não passa de piada, há pelo menos um indício de que o movimento pode crescer muito. O Serviço Nacional de Parque dos EUA confirmou que recebeu solicitação do programa “Central de Comédia” – a produtora de programas para a rede de televisão a cabo que produz os programas “Daily Show” (de Jon Stewart) e “Colbert Report” –, para uso do parque para “evento especial”, na área próxima ao Monumento a Washington, dia 30/10.


O ímpeto para a convocação, segundo o Blog Reddit, que reproduz noticiário sobre movimentos de massa, imensamente popular nos EUA, cujos usuários – chamados Redditors, enviam, votam, comentam e criticam o noticiário da grande mídia sobre os mais diferentes temas, teria vindo de um Redditor.


Imediatamente depois do bem-sucedido comício organizado por Beck, dia 28 de agosto, no qual discursaram vários eleitores e cabos eleitorais de Sarah Palin, um Redditor publicou comentário em que escreveu: “Tive uma visão que não me sai da cabeça: Stephen Colbert precisa organizar um comício sátira em Washington DC."

Mike Schiraldi, animador do Blog Reddit, explica como a campanha cresceu e alastrou-se, a partir desse postado:


“Uma das características mais marcantes do Reddit é que o blog serve como uma espécie de “laboratório de ideias”. Qualquer um pode postar o que bem entender; se o postado encontrar eco em número suficiente de pessoas, em pouco tempo chega às manchetes do blog.


A maioria dos postados aparece e desaparece. Mas dia 31/8, “MrSamMercer” [Redditor cujo verdadeiro nome é Joe Laughlin] sugeriu a Colbert a ideia de um grande comício-sátira; e a ideia entusiasmou muita gente.


Difícil saber quando, exatamente, a ideia começou a tomar o rumo de projeto real. Todos começaram a escrever e mandar ideias espontaneamente. Alguém se registrou como ColbertRally.com; muito começaram a criar e enviar ideias para logotipos e cartazes. Os animadores do blog começamos a perceber que ali havia um pré-projeto já pronto, mas não quisemos interferir e deixamos a coisa andar naturalmente. O programa Colbert Report não se manifestou durante uma semana, e as coisas continuaram operando no vácuo, mas o movimento no Reddit não parou.


Até que Colbert falou da ideia, no programa do dia 7/9, o que acendeu enorme entusiasmo entre os nossos redditors”, diz Schiraldi. E continua:


“Naquela noite, a partir do momento em que Colbert falou da ideia no seu programa, a coisa subiu como foguete no Reddit. Posso dizer que só ali comecei a ter certeza de que poderia, sim, haver algum grande comício. Talvez não no National Mall, talvez sem os comediantes da televisão, mas alguma coisa.


Foi quando nosso Redditor “MrSamMercer” teve o segundo insight de gênio: para mostrar que não se tratava de mais um abaixo-assinado por internet, sugeriu que se desse à organização do comício alguma finalidade de caridade. Fundou uma organização chamada DonorsChoose, a qual, como logo depois se viu, teria Stephen Colbert na presidência e operaria como um tipo de organização social ainda desconhecido, inovador.


Todos os demais Redditors adoraram a ideia – foi um casamento perfeito. É possível que se tenha começado a criar ali um novo modelo para futuras manifestações populares: coleta-se dinheiro para organizações que precisam de dinheiro e, ao mesmo tempo, reúne-se gente disposta a ir para a rua e chamar a atenção para uma ideia. Como uma greve de fome que, ao mesmo tempo, atrapalha o trânsito.


Stewart propôs regras bem claras que proíbem cartazes com fotos de outras pessoas com bigodes à Hitler, a menos que sejam fotos do próprio Hitler ou de Charlie Chaplin.


“Você, aí, na sua casa, talvez esteja se perguntando: mas... será que sou a pessoa certa para esse tipo de comício?” – disse Stewart no seu programa. “Só o fato de você se perguntar, em vez de sair correndo com uma caixa de fósforo e o primeiro livro sagrado combustível que encontrar à mão, enrolado numa fralda, e meter o carro na estrada na direção de Washington, só isso, já sugere que sim, você pode ser a pessoa perfeita para o nosso tipo de comício.”


No outro programa, Colbert advertiu “todos os americanos patriotas, amantes das liberdades individuais”, para que não esquecessem de levar suprimento extra de cuecas sujas para jogar em Stewart, como “protesto contra as forças obscuras do otimismo”. E acrescentou: “A pátria não suportará que salvem a sanidade mental dos EUA em plena recessão!”


Supondo-se que os grandes comícios-sátiras previstos aconteçam realmente – e a administração dos Parques Nacionais ainda não respondeu ao pedido de autorização para usar o National Mall em Washington –, resta a grande real interrogação: será possível satirizar Glenn Beck, homem que, uma vez, gastou meia hora de programa de televisão explicando detalhes de uma conspiração “dos comunistas” que estaria criptografada no design da Rockefeller Plaza em New York?


[Para o Brasil, a redecastorphoto e a Vila Vudu perguntam:

Supondo que algum dia NASÇAM na televisão brasileira comediantes REALMENTE ENGRAÇADOS e suficientemente inteligentes para SABER RIR do engraçadíssimo “jornalismo” do “Jornal Nacional”, das cômicas “economias” de D. Miriam Leitão, das super engraçadas “análises” de Merval para Mervais, da Folha de S.Paulo, da revista (NÃO)Veja e do colunismo, de rolar de rir, da D. Kora Dramer, do Sêo Clóvis Rossi, da D. Eliane Cantanhêde, de D. Danuza Leão, do Jabor, do Demétrio Magnoli, da Ana Maria Braga... Será possível satirizar programas como “Roda Viva” ou “Canal Livre”, ou “Jornal Nacional”, ou “Jornal da Band” ou “Jornal da Globo”, programas que TODOS OS DIAS gastam UMA HORA de televisão explicando detalhes de uma conspiração “dos lulistas”, que estaria criptografada nas covinhas das risadas do presidente Lula?]