segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

WikiLeaks: o que os EUA sabem sobre o Egito desde 23/9/2008 (2)

Tantawi [ministro da Defesa] resiste a mudanças (que os EUA propõem para o Egito, na nova política pós 9/11) [1]
Traduzido pelo Coletivo da Vila Vudu
3/2/2011, Guardian, UK
[cabeçalho aqui omitido]
Excerto do item SECRETO do telegrama SECRET CAIRO 002091
A íntegra do telegrama não está disponível.
Tradução de trabalho, não oficial, para finalidades didáticas.
__________________________

ATENÇÃO:
Sobre a participação do Ministro da Defesa aí citado, nos eventos da Praça Tahrir ontem, 5/2/2011, ver também:

- Robert Fisk, 5/2/2011, The Independent, UK, em português no blog redecastorphoto em: Egito: Exaustos, assustados e cercados, os manifestantes apresentam seus planos para bo futuro
- 5/2/2011, WikiLeaks, excerto do telegrama S E C R E T 002091, em português, no blog redecastorphoto, em: “O que os EUA sabiam sobre o Egito desde 23/9/2008
__________________________

ASSUNTO: Cenário da visita de TANTAWI aos EUA, 24-28/3/2009

1. (S) RESUMO: O ministro da Defesa do Egito, marechal-de-campo Mohamed Tantawi viajará a Washington, Tampa e Chicago dias 24-28/3[2009]. Encontrará altos oficiais do exército em Washington e no Quartel-general do USCENTCOM em Tampa, e verá arranjos da defesa civil dos EUA em Chicago. Mrs. Tantawi e outros cinco altos generais viajarão com o ministro. Tantawi busca garantias de que o governo dos EUA não condicionará nem reduzirá a ajuda militar ao Egito, no futuro. Dirá que o Egito continua a ser valioso para os EUA como aliado indispensável na Região, e pressionará a favor da volta de BRIGHT STAR para exercício, completos de campo. Aos 80 anos, veterano de cinco guerras contra Israel, está dedicado a evitar qualquer guerra futura. Mas também permaneceu paralisado nos acordos e no paradigma de Camp David e sente-se desconfortável com as mudanças de nossas políticas depois do 11/9 (“Guerra ao Terror”). Reconhecendo que o general resiste à mudança, ainda assim temos de conseguir empurrar o ministro Tantawi na direção de parceria mais ampla e mais flexível, baseada em objetivos estratégicos partilhados, inclusive segurança de fronteiras, contraterrorismo, defesa civil e defesa da paz. FIM DO RESUMO.

2. (S) Controle de fronteiras: A eficácia do Egito, para evitar o contrabando de armas para Gaza é essencial para por fim aos ataques de foguetes palestinos contra Israel. Quando a secretária falou com firmeza contra o contrabando em outubro de  2007, os egípcios afinal entenderam a seriedade da situação e concordaram com abrir um “FMF case (?)” que empregará tecnologia de ataque e prevenção contra os túneis na fronteira de Rafah. O case incluirá treinamento extensivo. O embarque dos primeiros equipamentos está previsto para junho. O treinamento começará nessa primavera nos EUA, porque os egípcios são excepcionalmente sensíveis à presença de tropas estrangeiras em suas fronteiras. Os egípcios também estão construindo barreira de concreto do lado egípcio para impedir que volte a acontecer o que aconteceu em Janeiro, quando milhares de gazenses entraram em Rafah.

3. (C) Os egípcios insistem que têm feito todo o possível para impedir o contrabando para Gaza. Reconhecem a ameaça que o Hamás representa à própria segurança do Egito e ao processo de paz. Alegam que já descobriram mais de 200 túneis desde novembro de 2005. Tantawi argumentará que o Egito tem feito tudo que está ao seu alcance, mas que não é a única via pela qual as armas entram em Gaza. É de opinião que os políticos israelenses acusam o Egito por razões de política doméstica e [Tantawi] teme os efeitos dessas acusações tenham sobre a assistência militar ao Egito. Pedirá também que o governo dos EUA aplique a influência que tem sobre Israel para melhorar as condições humanitárias dos palestinos em Gaza. O chefe da segurança interna do Egito Omar Soliman está conduzindo negociações com o Hamás, mas Tantawi quer também que a passagem de Hamás seja aberta para aliviar as pressões humanitárias que Gaza enfrenta.

4. (S) Com Tantawi devemos reconhecer que a tecnologia antitúneis que introduziremos esse contribuirá para aumentar os resultados dos efeitos de interdição, mas não é solução completa. De fato, o corpo de engenheiros do exército especialistas que criou o sistema já nos disse que a fronteira de Gaza “é o pior cenário possível” para qualquer interdição completa. Em encontro dia 6 de março com NEA A/S Welch (?), Tantawi deu indicações de que os egípcios adotaram medidas adicionais na fronteira. Continuamos interessados em reunião trilateral com egípcios e israelenses (e que afinal talvez deva incluir também a Autoridade Palestina) para partilhar inteligência e táticas. Até aqui os israelenses têm impedido esse tipo de contato. Temos de ampliar a discussão para discutir também os esforços de bloqueio pelo mar e cuidar da trilha das armas contrabandeadas, que começa no Iêmen e Sudão.

5. (S) Defesa Civil: O acidente com o barco de passageiros no Mar vermelho, em fevereiro de 2006[1] criou embaraços para o governo de Mubarak e custou mais de 1.000 vidas. Tantawi levará a Washington o pedido do presidente Mubarak para que os EUA integrem o grupo que cuidará da gestão de respostas a crises. Quando a isso, o presidente precisa e será grato por nossa ajuda – pequeno mais importante avanço contra a resistência do ministério da Defesa que não quer que os EUA se engajem na definição e alteração das prioridades do Egito e na transformação de suas forças. O assessor da Defesa Nacional dos EUA McHale sugeriu que se incluam representantes do Egito nos exercícios civil para emergências com base nos EUA [CAIRO 00000524 002.2 OF 002] planejados para a primavera e o verão de 2008, e que se convidem funcionários do governo do Egito para um simpósio de defesa civil que acontecerá no Army War College nesse outono.

6. (S) Manutenção da paz: O Egito contribuiu para todos os esforços de manutenção da paz da ONU e da União Africana na África, e está mandando 1.300-1.400 soldados para a missão ONU/UA em Darfur (UNAMID). O Egito também ofereceu à UNAMID dois batalhões de infantaria mecanizada; a ONU aceitou um. Apesar de nossos repetidos pedidos, os egípcios não forneceram helicópteros; simplesmente, não têm capacidade logística e operacional para operar no difícil ambiente de Darfur. Sugerimos que esse pedido não seja repetido.

7. (S) Reforma: No Gabinete, onde ainda detém influência significativa, Tantawi opõem-se às mudanças econômicas e políticas que, para ele, estão desgastando o poder do governo. Sua preocupação absolutamente prioritária é a unidade nacional, e opôs-se a iniciativas políticas que vê como estímulo a clivagens políticas ou religiosas na sociedade egípcia. Em discurso dia 9/3, Tantawi disse que um dos papeis dos militares é proteger a legitimidade constitucional e a estabilidade interna, sinalizando sua disposição para usar os militares para controlar a Fraternidade Muçulmana na rodada de eleições para os conselhos municipais de 9 de abril. Quanto à reforma econômica, Tantawi acredita que a reforma econômica do Egito aumentará a instabilidade social, porque enfraquecerá o controle que o governo exerce sobre preços e produção. Tantawi rejeita qualquer imposição FMF (?) egípcio, sobre direitos humanos ou qualquer outro assunto. Até o ano passado, via o FMF como inviolável e considerava o ESF como escudo de proteção contra possível cortes no FMF. Contra-argumentará que qualquer condicionante que se imponha à ajuda militar será contraproducente. Dirá também que o Exército nada tem a ver com problemas de direitos humanos no Egito e que qualquer condicionamento que o Congresso dos EUA imponha, que considere questões de direitos humanos, estará mal orientado.

8. (S) Os interlocutores em Washington devem estar preparados para argumentar com um Tantawi velho e resistente a mudanças. Sedutor e cortês, ele contudo não se afasta nunca de um paradigma militar pós-Camp David que serviu aos estreitos interesses de seu grupo durante os últimos 30 anos. Ele e Mubarak são focados na estabilidade do regime e na manutenção do status quo, até o final de seu mandato. Simplesmente não têm nem a energia nem a inclinação ou a necessária visão de mundo para agir de outro modo. Mesmo assim, em atenção aos sempre presentes auxiliares de Tantawi, devemos focar as discussões no futuro e em como operar como parceiros estratégicos, para encararmos juntos os desafios desse futuro. [assina] RICCIARDONE


Nota de tradução
[1] Sobre o acidente ver BBC News, 3/2/2006, em: Egyptian ferry sinks in Red Sea  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.