terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Imprensa-empresa: Grande Muralha Ocidental para esconder a horrenda verdade


[excerto, só para referência, com interessante lista de fontes de opinião e informação que fazem sentido.
O que mais interessa nesse artigo é o pique DESJORNALÍSTICO!]


15/2/2015, Jeff J. Brown, em The Vineyard of the Saker
Excerto traduzido pelo pessoal da Vila Vudu


Operation Get Smart [Operação Fique Esperto]
[...] continuo à procura de websites indianos e brasileiros, que não sejam jornalísticos nem vendam jornalismo, e que publiquem também em inglês, e preciso também encontrar algum na África do Sul, para poder recolher informação confiável sobre os BRICS.


Díário de Guantánamo - Mohamedou Ould Slahi
Em 1807, Thomas Jefferson escreveu:

Hoje já não se pode acreditar em coisa alguma do que os jornais dizem e mostram. A própria verdade torna-se duvidosa, só de ser exposta nesse veículo poluído. O verdadeiro estado de desinformação e mal-informação das massas só pode ser avaliado por quem tenha fatos para expor e com eles desmentir o que digam os jornais, quem já tenha bom conhecimento sobre algum tema, adquirido de boas fontes. Quanto mais se sabe sobre algum evento ou assunto, mais se vê o quanto mentem os jornais e os jornalistas.

[...] De minha parte, só consulto duas fontes “mainstream” [em inglês]: o The Guardian em geral é aproveitável, mas o viés desse veículo contra a Rússia, desde que o golpe da Junta ucraniana em Kiev em 2014, é repugnante, abominável. Para o Oriente Médio, aproveita-se, em geral, Robert Fisk, no Independent, sempre em luta com os editores. Diariamente, só leioAl-JazeeraGlobal ResearchGlobal TimesThe GuardianRussia Today-RTRussian InsiderThe SakerSputnik NewsTeleSUR e RedVoltaire.

De outras fontes, como Paul Craig Roberts, American Conservative e Information Clearing House-ICH, recebo alerta de publicações, mas não leio todos os dias, às vezes, uma vez por semana.

Continuo à procura de websites indianos e brasileiros, que não sejam jornalísticos nem vendam jornalismo, e que publiquem também em inglês, e preciso também encontrar algum na África do Sul, para poder recolher informação confiável sobre os BRICS [...].

[Segue-se interessante lista de fontes (em inglês); várias das fontes não jornalísticas, sim, são interessantes. Veja lá mesmo.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.