quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Pepe Escobar: Mais sobre a China

24/2/2015, [*] Pepe Escobar via Facebook
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Complemento de: 25/2/2015, redecastorphoto: “Pepe Escobar: Ano da Cabra, Século do Dragão?


De um dos meus leitores norte-americanos, com vasta experiência de negócios com a China.

Há mais de 20 anos indo e vindo; escrevendo sobre como e o quanto os chineses foram bem-sucedidos na complexa engenharia reversa de equipamento-capital, formando na sequência as empresas para produzirem lá mesmo, os seus meios de produção. Ante toda aquela manufatura – meu negócio básico por mais de 30 anos, com muitas ex-empresas norte-americanas – os norte-americanos e europeus fogem da concorrência, porque “está ficando dura demais” e eles preferem o “dinheiro fácil” da finança.

Graduado e pós-graduado em física e mais um pós-doutoramento, maravilho-me ante o mais-que-excelente, altamente rigoroso sistema de educação na China, a tal ponto que não só os alunos chineses de ginásio “derrubam” todos e quaisquer dos seus colegas em idade de “Ameaça Ocidental” em todos os testes inventados pelo ocidente; o mais impressionante é que os engenheiros chineses, bem-formados e bem treinados e muitíssimo produtivos são patrimônio que mais ninguém tem no planeta.

A China já tem tudo que “é preciso” para tornar-se a super-star global em “alta tecnologia”, sem concorrentes imagináveis.

Ele fala, por exemplo, da empresa “Applied Materials”

que foi a maior manufatura de equipamentos para produzir semicondutores (chip) com base nos EUA (San José, CA). Tudo acabou em 2009, quando a empresa transferiu toda a sua operação de Pesquisa & Desenvolvimento para (bem perto, a oeste de) Xian, China.

Perguntado sobre por que fizeram tal coisa, o executivo norte-americano da Applied (cujos filhos estão aprendendo Standard Mandarin), disse que:

(...) o mercado futuro da empresa está na Ásia; e muitos dos bons engenheiros de que a empresa precisará também estão lá, na China.

_____________________________________

[*] Pepe Escobar (1954) é jornalista, brasileiro, vive em São Paulo, Hong Kong e Paris, mas publica exclusivamente em inglês. Mantém coluna (The Roving Eye) no Asia Times Online; é também analista de política de blogs e sites como: SputinikTom Dispatch, Information Clearing HouseRed Voltaire e outros; é correspondente/ articulista das redes Russia TodayThe Real News Network Televison e Al-Jazeera. Seus artigos podem ser lidos, traduzidos para o português pelo Coletivo de Tradutores da Vila Vudu e João Aroldo, no blog redecastorphoto
Livros:
− Obama Does Globalistan, Nimble Books, 2009.
− Adquira seu novo livro, Empire of Chaos, que acaba de ser publicado pela Nimble Books. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.