segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Yanis Varoufakis: “Grécia não quer deixar o euro nem ameaçará deixá-lo”

(Ainda em campanha, antes do Syriza ser eleito)

1/1/2015, Entrevista de Yanis Varoufakis - blog Truman Factor
Excerto traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Obs.: Este excerto da entrevista, visa apresentar o trabalho teórico de Varoufakis

Ver também: 29/1/2015, Portal Popular, em: Yanis Varoufakis: “Vamos desmantelar a cleptocracia grega”

Yanis Varoufakis
Professor de Economia da Universidade de Atenas, Yanis Varoufakis, é amplamente conhecido e reconhecido como dos mais respeitados defensores de mudanças na política econômica europeia.

Desde o início da crise do euro, Varoufakis tirou suas competências pedagógicas de dentro das salas de aula e levou-as para os principais veículos da imprensa-empresa mundial e think tanks, empenhado em promover um modo diferente de a Europa enfrentar seus inimigos. Desde criticar veementemente os programas de “resgate” na Grécia – que descreve como “tentativas cínicas de tirar os prejuízos dos ombros dos bancos privados, e jogá-los sobre os ombros dos mais pobres pagadores de impostos em toda a Europa” – até a coautoria de A Modest Proposal [Uma modesta proposta], “caixa de ferramentas” de orientação econômica para superar a crise do euro.

“A Europa precisa de uma sacudida” – disse Varoufakis quando começou a apoiar a candidatura de Alexis Tsipras à presidência da Comissão Europeia, na primavera de 2014. Semana passada, o destacado professor anunciou que, afinal, chegara a hora de unir-se à equipe que trabalha para forçar aquela sacudida: assumiu oficialmente a candidatura a um lugar no Parlamento Grego, pelo Partido da Coalizão da Esquerda Radical, SYRIZA, “com a firme decisão de participar na negociação da Grécia com Berlim, Frankfurt e Bruxelas”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.