sexta-feira, 30 de novembro de 2012

EUA aos tropeços, rumo ao atoleiro no Oriente Médio

28/11/2012, *MK Bhadrakumar, Indian Punchline
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

O segundo mandato de Barack Obama na presidência ainda nem começou, mas será tumultuado, no que tenha a ver com sua política para o Oriente Médio. A cada dia, é mais duvidosa a possibilidade de que o presidente dos EUA consiga desengajar os EUA do Oriente Médio Expandido com a facilidade que esperava, para “reequilibrar-se” na Ásia. Verdade é que os países asiáticos também assistem aos eventos no Oriente Médio e observam o atoleiro no qual se vão metendo os EUA.

Nem bem o conflito de Gaza foi suspenso num cessar-fogo incerto, que talvez nem seja respeitado, já o presidente do Egito, Mohamed Mursi caminha decidido para o olho de um furacão que se armava já há algum tempo, e que opõe a Fraternidade Muçulmana ao resto da arena política doméstica.

Mursi e Obama in LOVE! "Hasta cuando?"
E Mursi, precisamente, que foi o principal interlocutor de Obama durante a crise de Gaza. Os dois presidentes, ao que se sabe, mantiveram várias longas e jamais divulgadas conversas telefônicas, e Obama foi seduzido pelo líder islâmico “moderado”. Mas o jornal diário do establishment saudita, Asharq Alawsat já publicou matéria sarcástica sobre o namorico entre Obama e Mursi [1] – que Riad desaprova profundamente.

A apreensão dos sauditas é que Obama esteja indo longe demais, e depressa demais, com a Fraternidade Muçulmana, em momento em que a realidade em campo mostra que os EUA, de fato, não conseguem decidir se apoiam Mursi, no confronto que se trava hoje na Praça Tahrir, ou se o deixam cozinhando, para ganhar tempo ou, simplesmente, deixando-se levar pelo “fator vento”.

A Casa Branca nada diz, [2] o Departamento de Estado diz o mínimo indispensável, a benevolente mídia norte-americana sua para apresentar Mursi como homem razoável, [3] enquando a embaixada dos EUA no Cairo tuita sua simpatia aos que protestam na Praça Tahrir. [4] Será justa divisão de trabalho ou modo de fazer-se passar por lebre, na escapada; e por cão, na caçada? O tempo dirá.

Rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdulaziz al-Saud
Mas tudo isso pode virar um piquenique, se se consideram as notícias que vêm da Arábia Saudita. Para todos os efeitos, ao que parece, o rei Abdullah está “clinicamente morto” [5] e deve-se esperar um anúncio formal para os próximos dias. É também o que noticia o jornal Asharq Alawsat, que deve saber do que fala.

Portanto, o caso da sucessão saudita está para começar. Na opinião da maioria dos especialistas, não será sucessão ordeira, porque não há regras claras [6] e é território virgem, e, sendo assim, ninguém tem qualquer ideia do que possa acontecer se e quando cerca de três, quatro mil príncipes mergulham nas intrigas palacianas.

Para todos os efeitos, a Arábia Saudita permanecerá por algum tempo profundamente mergulhada em suas questões nacionais. O que acontece agora com o ímpeto saudita para promover “mudança de regime” na Síria? E o cisma entre sunitas e xiitas que os sauditas tanto se aplicaram em promover? Ou, então, o que acontecerá com a estratégia saudita para “conter” o Irã? Ou no Bahrain, Kuwait, Jordânia, onde já se veem sinais de anseios por democracia? [7] Não há respostas fáceis. Hoje cedo, um diplomata saudita foi assassinado no Iêmen.

Obama mostra o tamanho do "pepino" que os EUA enfrentam no Oriente Médio
O paradoxo é que Obama não erra ao considerar transformações na política norte-americana para o Oriente Médio. Por mais que toque e retoque a velha toada, a política dos EUA chegou a um beco sem saída e influência norte-americana nessa região de importância estratégica vital está em claro declínio.

Mas os chamados aliados dos EUA não darão vida mansa a Obama se ele começar a conversar com o Irã ou se aceitar a Fraternidade Muçulmana como legítima interlocutora dos EUA. (Pessoalmente, me parece que Obama acerta 100%, se fizer isso.) Não só os sauditas; até os emirados estão incomodados. [8] Os oligarcas do Golfo Persa têm muito com o que se preocupar sobre seu futuro – colhidos entre o Irã (xiita) e o islamismo (sunita), com Obama dando prioridade aos interesses de longo prazo dos EUA.



Notas de tradução

[1]  26/11/2012, Asharq Al-Awsat, Mohammad Ali Salih em: Obama "betting" on Mursi – US State Department source
[2]  26/11/2012, IPS-Inter Press Service, Carey L. Biron, em: Pressure Builds for U.S. Response to Egypt Power Grab 
[3]  26/11/2012, Washington Post, Michael Birnbaum em: Egypt’s Morsi appears to accept some limits on his power
[4]  US Embassy Cairo/twitter (em árabe)
[5]  27/11/2012, The Nation, Agencies em: Saudi King reported clinically dead
[6]  16/10/2012, Al-Akhbar, Yazan al-Saadi em: Saudi Succession: The Battle to Be King
[7]  23/11/2012, Gatestone Institute, Mudar Zahran em: More Trouble in Jordan
[8]  27/11/2012, Gulf News, Abdulkhaleq Abdulla em: US, Islamists and Arab Gulf states
 ___________________________

*MK Bhadrakumar foi diplomata de carreira do Serviço Exterior da Índia. Prestou serviços na União Soviética, Coreia do Sul, Sri Lanka, Alemanha, Afeganistão, Paquistão, Uzbequistão e Turquia. É especialista em questões do Afeganistão e Paquistão e escreve sobre temas de energia e segurança para várias publicações, dentre as quais The Hindu, Asia Online e Indian Punchline. É o filho mais velho de MK Kumaran (1915–1994), famoso escritor, jornalista, tradutor e militante de Kerala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.