quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Íntegra do acordo de cessar-fogo [e fim do bloqueio! Grande vitória do Hamás] na Faixa de Gaza


21/11/2012, Washington Post, EUA
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Comentário entreouvido na Vila Vudu: Essa é a íntegra do acordo de cessar-fogo [e fim do bloqueio] entre Israel e os palestinos [o Washington Post não explica, mas, de fato, o acordo é entre Israel e o Hamás] em Gaza. O texto foi distribuído em conferência de imprensa no Cairo, na presença da Secretária de Estado Hillary Clinton [que ninguém sabe por que estava lá ou o que fazia! O patrocinador do acordo é, completamente, O EGITO] e do Ministro de Relações Exteriores do Egito, Mohamed Amr...


1. a. Israel deve cessar todas as hostilidades na Faixa de Gaza, em terra, mar e ar, inclusive incursões contra indivíduos [orig. targeting of individuals].

b. Todos os grupos palestinos devem cessar todas as hostilidades a partir da Faixa de Gaza contra Israel, inclusive o lançamento de foguetes e ataques nas áreas de fronteira.

c. Devem-se abrir todas as passagens e facilitar o movimento de pessoas e o trânsito de bens e produtos e devem ter fim todas as restrições à livre movimentação dos residentes em áreas de fronteira. Os procedimentos para implementar essas medidas devem começar a ser analisados e definidos 24 horas depois do início do cessar-fogo.

d. Outras questões que se imponham serão analisadas com a rapidez necessária.

2. Mecanismo de implementação:

a. Esse cessar-fogo entra em vigência à zero hora.

b. O Egito receberá garantia das partes de que cada parte se compromete a cumprir o que fica aqui acordado.

c. Cada parte se compromete a não praticar atos que firam os termos desse acordo. Em caso de ocorrências que firam o que aqui fica acordado, o Egito, como patrocinador desse termo de entendimento, deve ser notificado, para acompanhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.