sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Aula Magistral de Frevo


As três modalidades do Frevo

Nascido do povo e, por isso mesmo, heterogêneo e multifacetado, ao longo do tempo o frevo sofreu várias influências e na década de 1930, com a popularização do ritmo pelas gravações em disco e sua divulgação pelos programas de rádio, dividiu-se em três modalidades: frevo de rua, frevo de bloco e frevo-canção.

A palavra que melhor define o estilo da orquestra é liberdade. Spok e seus músicos renovam o frevo, reverenciando os mestres, mas sem esquecer a tradição.

No repertório estão Levino Ferreira, Nelson Ferreira, Dori Caymmi, Hamilton de Holanda e Sivuca, entre outros.

Muitas vezes rotulada como orquestra de jazz, a Spokfrevo comunga com o jazz apenas a arte do improviso. Nela, todos os músicos têm sua oportunidade de improvisar. Um improviso de cores nitidamente verdes e amarelas.

Nestes vídeos, o maestro Spok nos apresenta um pouco dessa história. Parte integrante do DVD "Spok Frevo Orquestra - Passo de Anjo AO VIVO"


Vassourinhas (M. da Rocha)


Gostosão/Gostosinho/Gostosura (M. Nelson Ferreira)



Spok Frevo Orquestra

Formação:
Spok - sax alto e soprano 
Kebinha - sax alto
Gilberto Pontes - sax tenor 
Rafael Carneiro - sax tenor
Pêto - trompete
Jailson Silva - trompete 
Fábio Costa - trompete
Enok Chagas - trompete
Marcilio Batista - trombone
Marcone Nascimento - trombone 
Elci Silva - trombone
Thomas Barros - trombone 
Renato Bandeira - guitarra 
Helio Silva - contra-baixo
Adelson Silva - bateria e percussão 
Augusto Silva - bateria e percussão
Dedé Simpatia – percussão

Enviado por Urariano Motta

3 comentários:

  1. Viva, Castor. Edição à altura do frevo.

    ResponderExcluir
  2. Eu vou complementar!!

    16/11/2009: OS QUATRO TIPOS DE FREVO

    Por Zé da Flauta

    Frevo de bloco: Quando é tocado por instrumentos de pau e corda (bandolins, cavaquinhos, flautas, clarinetes, violinos, violões) e geralmente cantado por um coro feminino. Muito influenciado pelas canções de pastoril.

    Frevo canção: Executado por orquestras ou bandas sempre acompanhando um cantor ou uma cantora. Muito executado nos clubes e palcos de rua sempre com a missão de alegrar o folião. As letras em sua grande maioria, falam de carnaval.

    Frevo de rua: Uma música totalmente instrumental composta para orquestra, que tem o poder de convocar e arrastar multidões pelas ruas com suas melodias contagiantes. Geralmente é mal executado, pois na rua, andando junto aos foliões, fica difícil para o músico caprichar na afinação e articulação.

    Frevo de palco: Quando o frevo é tocado em um palco, para uma platéia sentada e calada. Esse frevo é mostrado em primeiro plano, sem cores, sem poesia, sem confetes nem fantasia, sem sombrinha, sem passista, nada que arremeta ao carnaval. Seus arranjos são elaborados para que os músicos improvisem, mostrando liberdade de expressão. É um frevo apresentado como ator principal.

    http://zedaflauta.blogspot.com/2009/11/os-quatro-tipos-de-frevo.html

    Zé da Flauta

    http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Z%C3%A9+da+Flauta&ltr=z&id_perso=2745

    ResponderExcluir
  3. Sabe que quando eu tinha 15 anos, vi um espetáculo de um grupo de frevo do Recife e quis fugir com eles ? Aquele tipo de menina que foge com o circo, manja ? Fui até falar com um dos bailarinos, pra saber se rolava. Não rolou, uma pena, acho que minha vida teria sido mais divertida...

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.