domingo, 12 de fevereiro de 2012

Autobiografia de John Brown (João Mouro)


in Tlaxcala, Biografia de John Brown (en español)
Traduzida pelo Coletivo da Vila Vudu

John Brown


Ler também:
John Brown (João Mouro), 11/2/2012,



Vivemos no mundo dos ciclopes, que Homero descreve assim:

“Não têm ágoras onde se reúnam para deliberar, nem leis. Vivem nos picos dos altos montes, em cavernas fundas; cada um impera sobre os próprios filhos e mulheres, e não se intrometem uns com os outros”.

Não há mais bela definição da ordem neoliberal que essa ausência de leis e de espaço público unida à tirania que rege a esfera privada. Nessa ordem de coisas, Ulisses diz ao cíclope Polifeno, que seu nome é “ninguém”, oudeis:

“Meu nome é ninguém; minha mãe, meu pai, meus companheiros me chamam assim, “Ninguém”.

João Ninguém, John Brown, João Mouro, Iohannes Maurus, Oudeis, compartem uma mesma identidade para escapar ao destino anunciado na frase de Wittgenstein: “Do que não se pode falar, melhor calar”.

[assina] John Brown, João Mouro

P.S. John Brown, João Mouro, é autor de La dominación liberal. Ensayo sobre el liberalismo como dispositivo de poder [A dominação neoliberal. Ensaio sobre o liberalismo como dispositivo de poder], Madrid: Ediciones Tierra de Nadie, 2009. (Sobre o livro, ver Rebelión: “Un ensayo sobre el liberalismo como dispositivo de poder)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.