terça-feira, 5 de novembro de 2013

Edward Snowden: “Um Manifesto pela Verdade”

4/11/2013, [*] Jacob Chamberlain, Commondreams
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

As revelações, que prosseguem, sobre as práticas de vigilância avassaladora pela Agência de Segurança Nacional dos EUA, “estão levando a sociedade a exigir reformas políticas, controle social e novas leis” – escreveu Edward Snowden em carta aberta intitulada Um Manifesto pela Verdade (em alemão), na qual prega a ação internacional continuada contra os piores agressores, culpados de crime de violação da privacidade global (matéria de capa da edição dessa semana de Der Spiegel).

A carta, publicada em alemão, no domingo, na revista Der Spiegel, destaca o modo como os vazamentos de Snowden despertaram um debate crucialmente importante sobre as táticas da Agência de Segurança Nacional dos EUA e outras agências de vigilância, e cobra continuada pressão internacional contra a ação dos governos.

“Temos o dever moral de assegurar que nossas leis e valores limitem os programas de vigilância e protejam direitos humanos” – Snowden escreve na carta que, segundo a revista alemã, for redigida na 6ª-feira, em Moscou.  

“Embora a Agência de Segurança Nacional dos EUA e a agência de segurança nacional britânica,GCHQ, pareçam ser as agentes das principais agressões – pelo menos conforme os documentos que estão sendo divulgados para o grande público”, escreve Snowden – “não podemos esquecer que a vigilância massiva contra os cidadãos é problema global que exige solução global”.

Essa solução, para Snowden, seria agora possível, porque as populações sabem mais e estão mais conscientes do que acontece.

Apesar de “caça às bruxas como jamais se viu antes que ameaça jornalistas que denunciem os crimes e infrações dos governos”, escreve Snowden, “os vazamentos de material da Agência de Segurança Nacional dos EUA já ampliaram a consciência pública e continuarão a estimular uma reforma baseada no desejo dos cidadãos”.

"Manifesto pela verdade" (foto da matéria de Der Spiegel)
“Em vez de causar danos, a serventia para o grande público de uma nova compreensão já está hoje bem clara, e já se sugerem reformas de caráter político, de supervisão e novas leis” – Snowden escreveu.

“Os cidadãos têm de lutar contra a supressão de informações relativas a questões de importância essencial para a opinião pública” – como se lê em tradução publicada pela agência Reuters. “Quem diga a verdade não comete crime”.

“O mundo aprendeu muito, em curto período de tempo, sobre o quanto é irresponsável a ação das agências de segurança e, igualmente, a operação dos programas de vigilância ilegal” – escreveu ele. – “O debate que aquelas agências e agentes queriam impedir, já está em pleno andamento em muitos países, em todo o mundo”.


[*] Jacob Chamberlain é editor associado do sítio Commondreams. Além de escrever e editar artigos, gerencia a Newswire Progressive e seções de vídeos do sítio. Antes de ingressar em Commondreams - janeiro de 2012 - Jacob obteve mestrado em Cultura pós-colonial e Política Global do Goldsmiths College, University of London. Jacob ganhou valiosa experiência em vários campos e questões de justiça social em organizações progressistas, em comunicação online, mídia social e jornalismo, incluindo a Provisions Library em Washington, DC, o Institute of Race Relations em Londres, e Praxis Community Projects em Londres. 


Um comentário:

  1. O penúltimo parágrafo ficaria melhor: "“Aqueles que falam a verdade não estão cometendo um crime”"

    PS: estou repostando em meu blog

    Parabéns pelo trabalho
    Blog Anti-NOM
    http://anovaordemmundial.com

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.