quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Putin: “Merecemos nos reunir na Crimeia”

14/8/2014, Pravda, Rússia [de Ialta, na Crimeia]
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Bilhetinho anexado por Chica Fundó, tradutora da Vila Vudu:

“Isso aí é só material jornalístico, totalmente sem importância alguma - exceto a oportunidade para escrever: "reintegração da Crimeia à Federação Russa", porque, isso, quanto mais, melhor, e nenhum jornalista escreve ou diz, no Brasil. Gostei muito, também, do título. Dááááááá-le Putin!”

Vladimir Putin, na Crimeia em 12/8/2014
Vladimir Putin chegou quase quatro horas atrasado para o discurso longamente esperado perante os deputados da Assembleia [Duma] estadual e ministros do governo federal, em Ialta, na Crimeia. Há boatos de que a retransmissão ao vivo do discurso teria sido cancelada cerca de 30 minutos antes, por motivos não especificados.

Na abertura do discurso, Putin agradeceu aos deputados da Crimeia pela aprovação do pacote de leis crimeanas.

Merecemos nos reunir na Crimeia – disse o presidente russo. Disse também que é importante levar em conta as especificidades da Crimeia. Os ministros não vieram à Crimeia para tomar banho de sol, mas para conhecer os problemas dos residentes crimeanos.

Sobre as causas da crise que levou os crimeanos a requerer a reincorporação na Federação Russa, Putin disse que as autoridades da Ucrânia estavam “extraindo muita coisa da Crimeia, e retribuindo com muito pouco”. Ao mesmo tempo, a Rússia já fez muito pelos crimeanos, disse Putin, e completou: “As aposentadorias, por exemplo, já tiveram dois aumentos”.

Para o futuro, autoridades russas planejam reforçar a integração da península ao corpo da Federação Russa. Dentre outras medidas para promover direitos iguais a todos na Crimeia, o presidente propôs assegurar status idêntico às três línguas – russo, ucraniano e crimeano-tátaro – amplamente faladas na península. Relembrando a importância de reabilitar todos os povos nativos da Crimeia, Putin disse que “a Crimeia deve converter-se num exemplo de conciliação”. Apoiou também a criação de um centro presidencial infantil internacional semelhante ao famoso campo Artek, de férias para jovens de todo o mundo, e modelo pioneiro criado e mantido pela URSS. “Apoio a proposta de Gennady Zyuganov de criar o Centro Presidencial Infantil Internacional, à imagem do legendário Artek” – disse Putin, como informa a Agência Interfax.

Entrada principal do Parque Artek, na Rússia
Na sequência, Putin falou sobre a situação na Ucrânia: “A Ucrânia está mergulhada em matanças, num caos de sangue”. Sobre o tema da proibição de a Rússia importar produtos dos países que sancionaram o país em conexão com a crise ucraniana, Putin disse que a medida que Moscou tomou foi “movimento para apoiar os produtores domésticos”. A fala foi saudada com aplausos. Putin disse também que “temos de melhorar o país, sem romper conexões com o exterior, mas não podemos perder de vista nossos próprios interesses”.  

O discurso do presidente russo durou dez minutos, depois dos quais Putin agradeceu aos deputados pelo proveitoso trabalho legislativo, e sentou-se, para responder perguntas dos deputados e demais presentes. O primeiro a falar foi o presidente da Assembleia Estadual da Crimeia, Sergei Naryshkin, que agradeceu ao presidente por ter ido pessoalmente à Crimeia para aquela sessão da Assembleia. Nasyshkin fez também uma avaliação do atual estado de coisas na Ucrânia e concluiu dizendo que “o sistema legal está em degradação da Ucrânia, mas esse é problema interno do país vizinho”.

Putin chegou à Crimeia na 4ª-feira (13/8/2014) e já participara de reunião do Conselho de Segurança Nacional da Rússia em Sebastopol, que discutiu questões de segurança externa da península, que a Ucrânia continua a considerar território seu ilegalmente ocupado pela Rússia.

Vale lembrar que, ao anunciar os temas a serem objeto do “discurso de Ialta”, o secretário de imprensa de Putin, Dmitry Peskov, havia dito que Putin faria discurso longo, dirigido à liderança política do país. Segundo Peskov, Putin planejara falar das eleições regionais em setembro, e de questões de política externa. Circulavam boatos também de que Putin anunciaria que a Rússia se estaria retirando da jurisdição de cortes internacionais.

Participaram da reunião parlamentar o Primeiro-Ministro, Dmitry Medvedev, os Vice-Primeiros-Ministros, Dmitry Kozak e Olga Golodets, o Ministro de Assuntos da Crimeia, Vitaly Savelyev e o Ministro do Trabalho, Maxim Topilin. Fotos a seguir:




A reunião parlamentar em Ialta acontece em momento de forte tensão nas relações entre a Rússia e o ocidente. Dia 13 /8/2014, o presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Estadual da Crimeia, Alexei Pushkov, disse que “só uma linha tênue” separa Rússia e Ucrânia, da guerra. Pushkov também está atualmente na Crimeia.

A “mídia” está à espera, já há bastante tempo, de declarações “épicas” de Putin sobre a crise ucraniana. Os jornalistas esperavam que Putin dissesse coisas importantíssimas durante a reunião do Conselho de Segurança da Rússia em meados de julho; Putin disse só que não havia qualquer ameaça militar direta à soberania e à integridade territorial da Rússia. E prometeu que a Rússia trabalharia para a completa investigação sobre a derrubada do avião civil malaio na região de Donetsk.

A atual visita de dois dias de Putin à Crimeia é a segunda, desde a reintegração da península ao território russo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.