terça-feira, 19 de agosto de 2014

Ferguson – Estão chegando os canhões

18/8/2014, [*] Moon of Alabama
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Guarda Nacional ataca Ferguson com bombas de gás lacrimogêneo (17/8/2014)
Então... Está começando?


O governador do Missouri disse na 2ª-feira (18/8/2014) que enviaria a Guarda Nacional para o subúrbio de Ferguson, no condado de St. Louis, para restaurar a calma, depois que autoridades dispersaram à força uma multidão que protestava contra os tiros, disparados pela Polícia, que vitimaram um adolescente desarmado.
...

No início da noite, no domingo, centenas de pessoas que protestavam em Ferguson, inclusive famílias com crianças pequenas, tiveram de correr em busca de segurança, quando policiais usando máscara contra gases e coletes à prova de balas dispararam granadas de gás lacrimogêneo para dispersar aquelas pessoas, horas antes do início do toque de recolher.

As bombas de gás foram disparadas sem qualquer provocação – disse Anthony Ellis, 45. – O protesto foi iniciado por crianças de bicicleta. E de repente, lá estavam eles, gritando “Vão para casa! Para casa!”.

A Patrulha Rodoviária do Missouri disse que os “agressores” tentaram invadir um posto de comando policial, e que só usaram veículos blindados para garantir a segurança pública.

Desculpe... Nós precisamos perguntar por Michael Brown Jr.
Segundo pesquisa de Billmon, a Guarda Nacional do Missouri tem alguns problemas de suprematismo/neonazismo. Interessante investigar o grau de diversidade desse corpo. Há ali alguns batalhões de Polícia Militar que têm vasta experiência de contato com “a negrada da areia” [orig. sandniggers] no Afeganistão e no Iraque.

A Guarda Nacional com certeza “avalia” que “o agressor” em Ferguson justifica mais essa escalada na guerra local.

Espera-se que outras cidades levantem-se e unam-se aos protestos de Ferguson, e que também protestem contra o que até conservadores  descrevem como emprego de força excessiva, militarizada e ultra-agressiva, agora também contra norte-americanos e dentro dos EUA


[*] “Moon of Alabama” é título popular de “Alabama Song” (também conhecida como “Whisky Bar” ou “Moon over Alabama”) dentre outras formas. Essa canção aparece na peça Hauspostille  (1927) de Bertolt Brecht, com música de Kurt Weil; e foi novamente usada pelos dois autores, em 1930, na ópera A Ascensão e a Queda da Cidade de Mahoganny. Nessa utilização, aparece cantada pela personagem Jenny e suas colegas putas no primeiro ato. Apesar de a ópera ter sido escrita em alemão, essa canção sempre aparece cantada em inglês. Foi regravada por vários grandes artistas, dentre os quais David Bowie (1978) e The Doors (1967). A seguir podemos ouvir versão em performance de Tim van Broekhuizen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.