domingo, 23 de março de 2014

Gás de xisto [fracking] dos EUA: só conversa fiada

22/3/2014, The Saker, The Vineyard of the Saker
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

The Saker
Amigos,

Vários de vocês perguntam minha opinião sobre o artigo de Glenn Ford U.S. Prepares to Gas Russia Into Submission [EUA prepararam-se para submeter a Rússia, com os campos de gás (de xisto)]. Não tenho tempo para resposta detalhada, mas digo o seguinte: tudo, na ideia de que os EUA venham a exportar gás de xisto produzido por fracking para a Europa e que assim conseguirão atropelar a Rússia, é pura, pura, puríssima conversa fiada.

Não apenas toda a infraestrutura para esse projeto terá ainda de ser construída – e é caríssima – como, além disso, a construção demorará muitos anos. E são anos absolutamente críticos, agora que a crise na Crimeia obrigou Putin e seus “soberanistas eurasianos” [1] a “sair do armário” e confrontar abertamente o Império Anglo-sionista, e, agora, é uma corrida contra o tempo:

– Será que o Império terá o tempo e os meios para separar a Rússia do ocidente, antes que a Rússia se realinhe com a China e o resto da Ásia? Ou o ocidente continuará a depender da Rússia por tempo suficiente que permita que a Rússia se realinhe?

Pessoalmente, estou confiante que a Rússia vencerá essa corrida, o que torna IRRELEVANTE todo esse assunto do gás de xisto.

Esquema de produção de "shale gas" ou Gás de xisto e seus riscos e poluição inerentes
(clique na imagem para aumentar)
Por falar de China e Ocidente: considerem que as necessidades chinesas de energia são imensas, como o são em toda a Ásia; e acrescentem a isso que, durante todo o governo Obama (será que esse sujeito só faz coisas, assim, sempre descomunalmente estúpidas?!) os EUA adotaram abertamente uma nova política anti-China que visa sempre a “conter” a China, quer dizer, a impedir que a China alcance o tipo de influência que a China está fadada a ter na região do Pacífico Asiático.

Os chineses não são estúpidos. Os chineses sabem que são os próximos na linha da “democracia” e da “liberdade”. Os chineses, portanto, entendem que sem a ajuda da Rússia (energia, armas, apoio político) não podem resistir contra o Império. Resumo da ópera: China e Rússia têm de entrar numa simbiose profunda (não em alguma “aliança” formal) e ajudarem-se uma a outra. Não há nem sombra de dúvida, para mim, de que Putin e Xi Jinping, ambos, estão fazendo exatamente isso.

Quanto à Europa – é economia deprimida e continente em total bancarrota social; e não passa de protetorado dos EUA. O Kremlin compreende tudo isso, e, por mais que muito agrade aos russos vender energia (e o que mais for) à União Europeia, a Rússia SABE que não pode construir NENHUM plano de longo prazo com aqueles “parceiros”: o Império Anglo-Sionista é ameaça existencial contra a Rússia, e a Europa não passa de protetorado dos EUA sem opinião própria, sem identidade e sem política que não seja de “sim, Mr. President, como o senhor mandar, Mr. President”.

A China, a Índia, a Ásia, a América Latina e, especialmente, o Norte Russo – aí está o futuro para a Rússia, não no Ocidente. Por tudo isso, as tais sanções só produzirão um resultado: acelerarão esse processo.

Os que suponham que poderiam “submeter” a Rússia deliram total e completamente, como Hitler em 1945 e suas conversas sobre “contraofensiva estratégica”. Ignorem essa gente.

Saudações,

The Saker 

PS: Dois artigos interessantes sobre energia:

  1. Shale Gas: The View from Russia [Gás de xisto: a visão da Rússia] (ing.)
  2. Ukraine, Russia and the nonexistent U.S. oil and natural gas “weapon” [Ucrânia, Rússia e a “arma” de petróleo e gás natural dos EUA que não existem] (ing.)



Nota dos tradutores:
[1] Sobre essas expressões, ver:
·        17/10/2013, redecastorphoto, The Saker (trad.): O longo (20 anos!) pas de deux de Rússia e EUA está chegando ao fim? 1/2, e
·        12/10/2013, redecastorphoto, The Saker (trad.)O longo (20 anos) pas de deux de Rússia e EUA está chegando ao fim? 2/2  
·        9/3/2013, The Saker, The Vineyard of the Saker (ing): Russia and Islam, part six: the Kremlin e
·        17/4/2013, The Saker, The Vineyard of the Saker (ing): The power struggle inside the Kremlin is gradually emerging into the open


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.