
Vítima de um acidente automobilístico, em julho de 2000, sua vida foi abreviada aos 40 anos, impedindo que ele continuasse a desenvolver a sua arte poética e seu labor acadêmico.
Na época era professor da pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e coordenador do curso de Comunicação Social da Universidade São Marcos. Também foi autor dos livros Poética e Visualidade, A Crise do Passado, Poesia Sonora: poéticas experimentais da voz no século XX e Roteiro de leitura: poesia concreta e visual, e dos CDs Poesia Sonora - do Fonetismo às Poéticas Contemporâneas da Voz e Interpoesia: Poesia hipermídia interativa, este com Wilton Azevedo, entre outras obras. Dono de um espírito inovador e criativo, Menezes foi o responsável pela realização de importantes exposições poéticas nas últimas décadas do século passado como a Poesia Intersignos (1985), a I Mostra Internacional de Poesia Visual de São Paulo (1988) e o I Ciclo Internacional de Poesia Sonora (2000), todas realizadas no Centro Cultural São Paulo.
No próximo dia 07 de dezembro iniciará na Biblioteca Alceu Amoroso Lima a Exposição sobre o poeta Philadelpho Menezes, relembrando a sua importância como intelectual e poeta. Além da exposição de vários de seus poemas, sob curadoria da poeta e artista plástica Ana Aly, o evento terá também uma mesa-redonda na quinta-feira da próxima semana, dia 9 de dezembro, a partir das 19 horas.
A mesa, coordenada por Franklin Valverde, contará com a presença dos professores Jorge Luiz Antonio, Lucia Santaella, Luiz Fernando Santoro e Marcus Bastos, e com uma apresentação de sua obra, feita por Ana Aly, que foi sua mulher. Essa será uma boa oportunidade para muitos recordarem e outros conhecerem a obra e a figura de Philadelpho Menezes que, se estivesse vivo, teria completado 50 anos.
A Exposição sobre o poeta Philadelpho Menezes ficará em cartaz até o dia 17 de dezembro.
De 7 a 17 de dezembro
De 2ª a 6ª feira das 8h às 17h e sábados das 9h às 16h
BIBLIOTECA ALCEU AMOROSO LIMA
Rua Henrique Schaumann, 777
Pinheiros - São Paulo - SP
Entrada gratuita.
Onda Latina
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.