quinta-feira, 21 de junho de 2012

SYRIZA triunfa e… perde as eleições. Mas a luta continua...


21 de Junho, Yorgos Mitralias
Extraído do sítio CADTM  
Enviado pelo pessoal da Vila Vudu

Yorgos Mitralias
Faltaram uns escassos 2,77% dos votos para a Coligação de Esquerda Radical (SYRIZA) ganhar as eleições gregas e coroar triunfalmente a ascensão em flecha do seu resultado eleitoral, que passou de 4,5% a quase 27% em menos de 3 anos! Contudo, a coligação de direita Nova Democracia e seus acólitos de todas as proveniências (os velhos sociais-liberais do PASOK e os aprendizes de social-democratas da Esquerda Democrática) têm todas as razões para suspirar de alívio: a ameaça de formação de um governo de esquerda que aboliria as medidas de austeridade está afastada, por enquanto...

O alívio é, aliás, geral entre os de cima que nos governam e nos fazem passar fome. O Euro safa-se, os mercados respiram, a senhora Merkel exulta e a Internacional dita “Socialista” dos Papandreou e Hollande felicita-se com a “derrota” destes empecilhos chamados Tsipras & Co.

E então, acabou-se o pesadelo de ver as cobaias gregas revoltar-se e ocupar o “laboratório Grécia”? A resposta é um Não categórico.

O pesadelo promete continuar e tudo indica que o novo governo grego será frágil e fraco, minado por contradições internas, pela crise que não controla e, sobretudo, pela resistência crescente do povo grego...

Aliás, uma análise uma pouco mais aprofundada dos resultados eleitorais do SYRIZA aponta para amanhãs pouco encantadores para os partidários dos planos de austeridade.

Gráfico da distribuição das cadeiras no Parlamento grego
SYRIZA teve o apoio majoritário nas escalões etários de 18 a 45 anos e conseguiu um verdadeiro triunfo nos centros urbanos como a grande Atenas, o Pireu ou Patras, onde vive e trabalha mais de metade da população grega.

Em suma, SYRIZA tem assegurado o apoio da população ativa e jovem, enquanto os partidários da Troika e da austeridade (a Nova Democracia e o PASOK) sobrevivem graças ao apoio da grande maioria das pessoas de idade (mais de 65 anos) e das regiões rurais.

Uma realidade social e política que não augura nada de bom para a reação grega e seus patrões internacionais, se pensarmos que são precisamente estas idades e estas populações urbanas que tradicionalmente fazem a história dos países do Norte...

Se há uma lição a tirar destas eleições gregas, é que SYRIZA tem o apoio garantido dos trabalhadores e dos desempregados, da juventude e dos bairros populares, bastiões históricos da esquerda comunista, onde o PC grego (KKE) tinha... Continue lendo =>

Texto completo publicado em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.