segunda-feira, 25 de junho de 2012

Bradley Manning vence uma batalha na disputa pelos documentos secretos


25/6/2012, AFP (19h37), Mistic Politics
Traduzido pelo Coletivo de Tradutores da Vila Vudu

Bradley Manning
FORT MEADE, Maryland — Uma juíza militar dos EUA ordenou hoje que os advogados de acusação exibam todos os documentos que, segundo a acusação, comprovariam que o vazamento causou dano irreparável aos EUA, depois que a defesa denunciou que a acusação não lhe deu acesso a documentos que podem auxiliar na defesa do acusado.

Durante meses, os advogados que defendem Manning vêm pedindo acesso a relatórios de agências governamentais, inclusive da CIA, indispensáveis para avaliar o efeito do vazamento de informação sigilosa pela página WikiLeaks. (...)

Juíza Denise Lind
A juíza Denise Lind determinou que a acusação exiba os relatórios da CIA, do Departamento de Estado, do FBI, do Oncix (Office of the National Counterintelligence) e outros documentos que sejam relevantes para a defesa.

A juíza, acolhendo pedido dos advogados de Manning, também ordenou que a acusação comprove o que tem alegado (que deu acesso à defesa a todos os documentos que a defesa solicitou).

Em declaração-ordem de “devida diligência”, a acusação terá de exibir os documentos que tenha recebido e terá de explicar por que todos os arquivos não foram partilhados com a defesa, desde o início do julgamento.

A juíza determinou prazo, até 25 de julho, para que a acusação cumpra o que lhe foi ordenado, mas disse que pode dar mais tempo à acusação. Os advogados da defesa também poderão solicitar mais tempo para examinar novos documentos que lhes sejam entregues.

O advogado civil que trabalha na defesa de Manning, David Coombs, disse hoje, no início da sessão, que a acusação exibira “padrão de obstrução do requerimento de vistas a documentos, que deveria provocar alarme na corte de justiça”.

Ativistas que acompanham as sessões do julgamento em Fort Meade, nordeste de Washington, festejaram a decisão.

É um alívio que, afinal, a juíza tenha ouvido os argumentos da defesa” – disse Zach Pesavento, um dos porta-vozes da rede de apoio a Bradley Manning.

Tudo faz crer que a acusação tem mentido repetidamente à corte” (sobre os documentos jamais exibidos e que foram sonegados à defesa).

Acreditamos que a verdade está com Bradley e, agora, será mais fácil comprovar isso” – concluiu.
  

Um comentário:

  1. (comentário enviado por e-mail e postado por Castor)


    Bradley Manning não venceu coisa nenhuma! Trata-se de um ser derrotado pelas torturas, brutalizado, transfigurado, que nada tem a ver com a pessoa que era, ao ser detida. Mais uma vez se comprova, que nem tudo o que é legal seja justo e vice-versa. No caso dele, nem legal é.

    Abraços do
    ArnaC

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.