sexta-feira, 22 de junho de 2012

Movimientos Sociales hacia el ALBA reúnem-se com Correa e pedem asilo para Julian Assange


Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

“Assange está à frente da batalha contra os gringos e o monopólio da informação. Por isso pedimos, em nome do povo e dos Movimentos Sociais, que o Equador o receba”
João Pedro Stédile, porta-voz do MST, na Cúpula dos Povos, em reunião com o presidente Correa do Equador.

Representante da ALBA e Correa
Em reunião com o presidente do Equador, Rafael Correa, uma delegação dos Movimentos Sociais da ALBA entregou uma petição de solidariedade ao processo de transformações do Equador e o pedido de concessão de asilo a Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que está atualmente hospedado na Embaixada de Equador em Londres.

A reunião dos movimentos sociais para a ALBA e Correa foi realizada no âmbito da Cúpula dos Povos que está ocorrendo no Rio de Janeiro, Rio (Alternativa para +20). 

O documento entregue ao Presidente do Equador diz que "A Revolução Cidadã está em luta a favor da democratização das comunicações e de real liberdade de expressão. O Equador deve manter-se na vanguarda dessa luta. Nesse sentido, entendemos que é dever do Equador garantir asilo político a Julian Assange, hoje perseguido pelos EUA e pelos mesmos interesses que trabalham para roubar dos povos o direito a serem informados".

João Pedro Stédile (E) e Rafael Correa (D)
João Pedro Stédile, dirigente do MST, disse no encontro que:

“Assange está liderando a batalha contra os EUA e o monopólio da informação. Então nós pedimos em nome dos povos e dos movimentos sociais que o Equador o receba”.

Correa, face ao pedido, afirmou:

Julian Assange
“Confiem, como Julian diz em sua carta, que o Equador é uma terra de paz, justiça e verdade. Nós estamos analisando com muita seriedade os motivos apresentados pelo Sr. Assange no seu  pedido de refúgio, asilo, com mais precisão. Não permitiremos qualquer periclitação de vida a nenhum ser humano. Acreditamos que o principal direito de todo ser humano é o direito à vida.

Recusamos veementemente qualquer  perseguição político-ideológica. Assim vamos analisar conscienciosa, responsável e seriamente a solicitação de asilo do Sr. Assange em nosso país e daremos uma resposta definitiva em momento oportuno. Muito obrigado por sua solidariedade e preocupação”.

Rafael Correa
Em outra parte do comunicado assinada por diversas organizações, sediadas por toda a América Latina,  que apoiam os processos de mudança que vive hoje o Equador e os países no âmbito da ALBA:

“Como o senhor disse em várias ocasiões, passamos por mudança de época em nossos países, depois que nossos povos decidiram assumir as rédeas dos nossos destinos e proporem-se novos paradigmas que questionam o capitalismo e todas suas estruturas de dominação – como as empresas de comunicação”, conclui o documento emitido para Correa.


A seguir o Documento entregue ao Presidente Rafael Correa (traduzido)

Rio de Janeiro, 21/6/2012
Senhor Rafael Correa
Presidente da República do Equador

Companheiro Presidente:

Nós, membros dos movimentos sociais de toda a região, aqui estamos para manifestar ao senhor, a seu governo e a todo o povo equatoriano, nossa solidariedade com o processo de transformações em andamento no país, na Revolução Cidadã.

Como o senhor disse em várias ocasiões, passamos por mudança de época em nossos países, depois que nossos povos decidiram assumir as rédeas dos nossos destinos e proporem-se novos paradigmas que questionam o capitalismo e todas suas estruturas de dominação – como as empresas de comunicação.

A Revolução Cidadã está em luta a favor da democratização das comunicações e de real liberdade de expressão. O Equador deve manter-se na vanguarda dessa luta. Nesse sentido, entendemos que é dever do Equador garantir asilo político a Julian Assange, hoje perseguido pelos EUA e pelos mesmos interesses que trabalham para roubar dos povos o direito a serem informados.

Conceder asilo político a esse jornalista e prisioneiro político é valente ação que o Equador saberá tomar, que mostra que o heróico povo de Alfaro não cederá nem um palmo de sua soberania. Mas mostra também que a América Latina constrói-se hoje como espaço de plena liberdade e paz.

Em seu sonho sobre o Chimborazo, Bolívar, que vive na memória de nossos povos e inspira nossas lutas, ouviu uma frase que se deve relembrar hoje: “Dize aos homens a verdade!” O Equador tem hoje a tarefa de ajudar a dizer aos povos a verdade.

“A unidade e a integração de Nossa América estão no nosso horizonte e são nosso caminho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.