terça-feira, 19 de junho de 2012

Assange e o pedido de asilo político feito à Embaixada do Equador na Inglaterra


Julian Assange

Resposta preventiva ao asneirol que os jornais e revistas brasileiros publicarão amanhã

De: Glenn Greenwald, em Salon (atualização)
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Glenn Greenwald
Assange não “fugiu” de coisa alguma, não é fugitivo, nem está inventando algum tipo de “jogada” para escapar da lei. O mundo todo sabe exatamente onde ele está nesse momento: no prédio da Embaixada do Equador, em Londres.

Pedir asilo, motivado pela ameaça de ter os próprios direitos violados (Assange teme ser injustamente extraditado) é procedimento legal, plenamente reconhecido, nos termos da lei internacional, da lei dos EUA e da lei da Grã-Bretanha, como viu-se no recente drama do dissidente chinês Chen Guangcheng. É direito que Assange, que qualquer pessoa pode legitimamente invocar no caso de sentir-se ameaçada.

Se o Equador recusar-se a lhe dar asilo, ele voltará à situação em que estava antes de pedir o asilo: sob custódia das autoridades britânicas, que, muito provavelmente, o extraditarão imediatamente para a Suécia, cumprindo mandato de extradição que cobre todo o território da União Europeia (mas não tem qualquer validade fora da Europa, como, por exemplo, em território do Equador).

A situação de Assange é extremamente grave, de alto risco. E – como qualquer acusado de prática de crime grave (embora, no caso de Assange não exista acusação formal) — Assange tem perfeito direito legal de invocar todos os procedimentos legais que encontre ao seu alcance, para defender a própria vida e a própria segurança.

Um comentário:

  1. (Comentário enviado por e-mail e postadopor Castor)

    Todos sabemos que Julian Assange, se extraditado para a Suécia, será alvo na nova legislação dos EUA, que dá a seu presidente poderes de mandar prender ou matar todo cidadão que lhe parecer atentar contra a segurança daquele país, não importa sua nacionalidade. É a "detenção administrativa" de Israel em versão mundial: violência, tortura, confinamento em solitária, impedimento do direito de defesa (as detenções são feitas com base em "acusações secretas", seja lá o que isso for, e o detento não tem direito a processo, durante o qual poderia provar sua inocência).

    Sejamos solidários com Assange, mais uma vítima dos autodeclarados xerifes do planeta.

    Envie a carta a seguir para a Embaixada do Equador em Londres, onde Assange pediu asilo político. O e-mail da Embaixada é eecugranbretania@mmrree.gob.ec.

    Envie esta mensagem a seus contatos, para que milhares, milhões de pessoas deem a resposta necessária às potências mundiais: não aceitamos e nunca aceitaremos decisões viciadas, que violam os direitos humanos.

    Como membro do grupo Friends of Wikileaks, agradeço seu apoio.

    Baby Siqueira Abrão

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.