quarta-feira, 6 de junho de 2012

Militares e MILICANALHAS


Trecho do depoimento do marechal Lott sobre o 11 de novembro de 1955

Trecho do depoimento do Marechal Henrique Duffles Baptista Teixeira Lott após ter posto fim às manobras de golpistas para impedir a posse de JK, em 11 de novembro de 1955.

A Lott foi oferecido o governo e a recusa foi imediata.

Eis o trecho final de um dos POUCOS grandes militares de nossa História:  

“Comuniquei-me com os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal, pondo-os a par do que ocorria. Ao mesmo tempo enviei um emissário ao Cardeal Jaime Câmara, para que Sua Eminência ficasse ao corrente dos fatos.

Dentre em pouco chegavam ao Ministério da Guerra os presidente das Casas Legislativas. Fiz-lhes uma exposição franca. Estávamos com a situação consolidada já não havia dúvidas. Pedi-lhe então que promovessem a substituição estritamente legal, estritamente de acordo com a Constituição, do presidente Carlos Luz, pois não queríamos assumir o poder civil.

Não era esse nosso objetivo e era preciso respeitá-lo, fazendo o País retornar. dentro do mínimo prazo possível, ao leito da normalidade constitucional e democrática. De meu entendimento com as autoridades civis, surgiu então a solução de promover, por meio do Congresso, o impedimento do Dr. Luz para continuar a testa do Executivo e indicar como seu substituto legal o senador Nereu Ramos , o que feito pela manhã e horas seguintes do dia 11.

Estava plenamente vitorioso o movimento do retorno aos quadros constitucionais vigentes.

A legalidade tinha sido resguardada, com o sacrifício de algumas horas dramáticas, de profunda expectativa.

Felizmente pudemos tudo concluir sem que houvesse derramamento de sangue.

Foi uma vitória do nosso espírito democrático.”

Lott abortou o golpe contra a posse de JK, em 11 de novembro de 1955.

Em 1960 candidatou-se a presidente e foi derrotado pelo louco Jânio Quadros. Em 1965 teve sua candidatura ao governo da antiga Guanabara bloqueada pelo MILICANALHA Castelo Branco (anão, de fato, perto de Lott).

A ditadura temia que, vitorioso, o velho marechal se constituísse num baluarte contra o golpe de 1964 e derrotasse os golpistas pondo FIM a um período sombrio de nossa história.

Marechal Lott
O Marechal Lott , um homem de profunda vocação democrática, teve negado o direito a honras militares quando faleceu.

Decisão de um ministro do MILICANALHA Figueiredo, o MILICANALHA Valter Pires, outro anão perto dele.

Lott foi um verdadeiro MILITAR, ao contrário de gente como o MILICANALHA Brilhante Ustra, ou o pusilânime MILICANALHA Leônidas Gonçalves Pires, o babaquara senil do “poder moderador”...

Lott tem seu nome na História com as honras que os MILICANALHAS lhe negaram em vida.

Lott encarnou a coragem, a vocação democrática, a honra, tudo que falta aos torturadores e assassinos MILICANALHAS.

Este relato foi escrito originalmente por Laerte Braga  e modificado pela redecastorphoto para publicação no blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.