quinta-feira, 14 de junho de 2012

Horror... horror... Paquistaneses culpam CIA por novos casos de pólio


15/6/2012, Ashfaq Yusufzai, Asia Times Online
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

PESHAWAR – Em 2011, o Paquistão foi diagnosticado como o país de mais alto nível de infecção pelo vírus da poliomielite em todo o mundo, com 198 casos. 2012 não será melhor, a menos que, segundo funcionários da Organização Mundial da Saúde, tomem-se urgentes medidas para eficaz vacinação em massa.

Mas os esforços dos paquistaneses para conter a poliomielite em áreas de fronteira com o Afeganistão estão gravemente ameaçados, sobretudo depois da condenação de um médico que dirigia um falso programa de vacinação incluído na operação para localizar Osama bin Laden.

O médico Shakil Afridi, espião dos EUA

Bin Laden foi assassinado num ataque dos EUA à casa onde vivia escondido em Abbottabad, em maio de 2011. O médico foi preso por autoridades paquistanesas três semanas mais tarde, o que levou a novos atritos entre Islamabad e Washington. O médico Shakil Afridi, acusado de traição e condenado a 30 anos de prisão dia 23/5, também foi acusado de ter ajudado a CIA-EUA, no trabalho de rastrear bin Laden. O trabalho do médico era coletar amostras de DNA de algumas pessoas selecionadas na cidade de Abbottabad.

A organização internacional Médicos sem Fronteiras, que presta serviços médicos humanitários em todo o mundo, havia alertado que a operação da CIA – a qual, segundo a organização, estaria usando um programa de vacinação na região como cobertura para os espiões que tentavam rastrear Obama – gerava o risco de tornar ineficaz todo o programa mundial de imunização.

O papel de Afridi naquela operação parece ter aumentado as suspeitas, na população que vive nas Áreas Tribais sob Administração Federal do Paquistão [orig. Federally Administered Tribal Areas (FATA)], de que os postos de vacinação antipoliomielite são agências de um programa dos EUA para esterilizar crianças.

“O problema de recusarem as vacinas não é novo, mas a campanha com vacinas falsas que Afridi comandou foi um duro golpe contra todo o nosso trabalho para atrair as famílias para a vacinação” – disse à rede InterPress Services o Dr. Rekhanullah Khan, assistente do programa antipólio nas áreas FATA.

Paquistão - Áreas tribais FATA (Federally Administtered Tribal Areas)

Esse ano, o Paquistão já registrou o número recorde de 22 casos de pólio, 10 dos quais nas áreas tribais FATA, constituída de sete agências tribais.

“Nas áreas tribais sob administração federal, as autoridades enfrentam muitas dificuldades para chegar às crianças em idade de serem imunizadas” – disse o Dr. Javid Khan, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que continuou: – “Na Agência Khyber, uma das áreas tribais sob administração federal (FATA), onde semana passada foi registrado o oitavo caso, as vacinas orais antipólio não são administradas desde outubro de 2009, o que deixa vulneráveis cerca de 150 mil crianças”.  

“Trata-se de um programa, implantado aqui pelos EUA para reduzir a população de muçulmanos e enfraquecê-los, até que não tenham forças para defender o Islã” – disse ao IPS, por telefone, Qari Mohammad Akram, residente na agência Bajaur, também da FATA. – “As pessoas não querem tratamento contra doença que ninguém tem. Temos de seguir os ensinamentos do Islã e ouvir o Profeta”.

A recusa a cooperar com autoridades de saúde acontece também porque a população das áreas FATA do Paquistão estão em campanha para exigir do governo central outros serviços públicos.

“Semana passada, os pais recusaram-se a permitir que os filhos recebessem vacinas na agência Waziristão Sul, dizendo que, antes, preferem receber eletricidade, estradas melhores e água limpa para beber” – disse ao InterPress Services o Dr. Muhammad Khalid, do Programa Expandido de Imunização nas áreas tribais sob administração federal do Paquistão.

O jornal Dawn, publicado em inglês em Karachi, cita o Dr. Elia Curry, coordenador da Organização Mundial de Saúde para a Erradicação da Poliomielite, sessão Paquistão, que disse, em entrevista dia 9/6, que o vírus continuará ativo e circulante naquelas regiões, até que se alcance número significativo de crianças, em relação à população total.

Curry disse ao jornal Dawn que a vigilância sanitária, que pesquisa os sistemas de esgoto, já comprovou a persistência de uma cepa ativa do vírus da pólio nas cidades de Lahore e Rawalpindi; e que as crianças nas províncias de Punjab e de Khyber Pakhtunkhwa são particularmente vulneráveis.

Segundo a página internet da Organização Mundial de Saúde, a agência Khyber é a única área, em toda a Ásia, onde ainda vivem as cepas selvagens do poliovirus-1 e do poliovirus-3, evidência que ameaça o sucesso de quaisquer esforços que se façam para erradicar a poliomielite no país e no planeta. (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.