sexta-feira, 22 de agosto de 2014

David Harvey agradece à Bolívia, que o ajuda a pensar

21/8/2014, Ministério de la Comunicación de Bolívia
Excerto traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Entreouvido no quiosque do Cagafumo na Vila Vudu: O Ministério da Comunicação da Bolívia edita livro de David Harvey e convida David Harvey para que toda a Bolívia o ouça. É MUUUUITO diferente de ministérios de “CUmuminação” social por aí, entregues a jornalistas, que só fazem merda, dizem merda, escrevem merda e pensam merda.
ARRIIIIIBA BOLIVIA!


La Paz, 20/8/2014 – O conhecido geógrafo e cientista social britânico David Harvey disse hoje que deve à Bolívia importante material de análise sobre o qual reflete em seus livros, e citou os eventos da Guerra da Água (2001) e da Guerra do Gás (2003).

O vice-presidente Álvaro García Linera respondeu que isso se explica, porque a Bolívia orgulha-se de ser exemplo de luta social para toda a América Latina.

“Sinto-me em dívida com a Bolívia” – disse Harvey, em conferência realizada no auditório do Banco Central, depois de falar sobre seu livro Breve historia del neoliberalismo, [1] que acaba de ser editado pela Vice-Presidência do Estado Plurinacional da Bolívia.

Linera (E)  e Harvey (C) 
O geógrafo inglês explicou que o neoliberalismo surgiu por uma excessiva acumulação do capital; então se privatizaram até itens de primeira necessidade para a sobrevivência humana e social, como educação, assistência à saúde e outros. Tudo foi convertido em mercado. Mas o capitalismo tem criado mercados cada dia mais inseguros e mais precários, vendendo objetos que tem vida útil muito curta, ou criando tecnologias que rapidamente se tornam obsoletas. Harvey alertou contudo que “o neoliberalismo está vivo e muito forte. Os milionários aumentaram ainda mais a concentração da riqueza”.

David Harvey falou na 4ª-feira (20/8/2014) no auditório da Universidad Pública de El Alto(UPEA), às 18h30, e na 5ª-feira (21/8/2014) no auditório da Universidad Mayor de San Simón, em Cochabamba, no mesmo horário.

[1] HARVEY, David (2005). O Neoliberalismo: História e Implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
____________________

[*] David Harvey (Gillingham, Kent, 7 de dezembro de 1935) é um geógrafo britânico, formado na Universidade de Cambridge. É professor da City University of New York e trabalha com diversas questões ligadas à geografia urbana. Seu primeiro livro, Explanation in Geography, publicado em 1969, versa sobre a epistemologia da geografia, ainda no paradigma da chamada geografia quantitativa. Posteriormente, Harvey muda o foco de sua atenção para a problemática urbana, a partir de uma perspectiva materialista-dialética. Publica então Social Justice and the City no início da década de 1970, onde confronta o paradigma liberal e o paradigma marxista na análise dos problemas urbanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.