domingo, 30 de janeiro de 2011

“O Irã monitora os acontecimentos regionais”

30/1/2011, PressTV, Teerã
Traduzido pelo Coletivo da Vila Vudu

O ministro das Relações Exteriores do Irã Ali Akbar Salehi disse que o Irã acompanha de perto os desenvolvimentos cruciais no Oriente Médio e no norte da África, sobretudo os movimentos populares que crescem ali.

“O que vemos no Oriente Médio e no norte da África são nações que são potências regionais, vigilantes, inspiradas pelo ensinamento islâmico, um despertar do islã, buscando libertar-se pelas forças populares, da dominação de poderes hegemônicos e alcançar independência real”, disse Ali Akbar Salehi, segundo fontes do ministério. 

Para o ministro do Irã, nações da Região, herdeiras de civilizações milenares, viveram por muito tempo sob a pressão de potências estrangeiras que apóiam os sionistas, “alienadas de suas verdadeiras identidades por muitos anos”. 

 Ministro das Relações Exteriores
do Irã:  Ali Akbar Salehi
“Hoje, o Egito e o povo egípcio servem-se da valiosa experiência de resistência da história contemporânea do Oriente Médio e começam a assumir o controle de seu próprio destino, exigindo o respeito que merecem pelo lugar que ocupam na Região.” 

Salehi, que recebeu um voto de confiança do Parlamento no domingo, como ministro das Relações Exteriores do Irã, anunciou também sua agenda. 

Disse que o objetivo central da política exterior do Irã é reforçar os relacionamentos com países vizinhos na Região e em todo o mundo muçulmano. 

O chanceler iraniano disse que o Irã trabalhará também para estreitar laços com países da Ásia, África, Europa e América Latina. Destacou o inabalável apoio do Irã aos movimentos da resistência palestina. 

Salehi também disse que seu ministério trabalhará aliado a outras instituições domésticas e às nações muçulmanas, na luta contra a islamofobia. No domingo, o chanceler iraniano viajou para Addis Abeba, capital da Etiópia, onde participará da cúpula da União Africana, com status de observador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.