segunda-feira, 1 de agosto de 2011

EE.UU: "Vai dar merda" ou "Ocupação racional do planeta"

Gilson Sampaio

Esse bloguezinho mequetrefe andou escrevendo que a crise financeira mundial poderia ser uma farsa: 

“O sistema bancário foi concebido na iniquidade e nasceu em pecado. Se quiserem continuar a ser escravos dos banqueiros e pagar o preço da vossa escravidão, então deixem os banqueiros continuar a criar moeda e a controlar o crédito.” 
Sir Josiah Stamp ,ex-presidente do Banco de Inglaterra


Do fundo mais fundo da minha abissal ignorância sobre economia emerge um dúvida: a crise financeira que assola o mundo é real ou é a versão moderna do velho colonialismo?

Ou, recorrendo às famosas teorias da conspiração, é o novo modus operandi da Ordem Mundial?

África, Oriente Médio e Europa são palcos de protestos das populações cansadas da exploração pelo capital. Dirão alguns que os movimentos são diferentes. De fato, são, mas têm embricamentos importantes.

Se na África e Oriente Médio o povo já não suporta as ditaduras familiares, a falta de liberdade e as difíceis condições de subsistência, na Europa, o povo resiste à nova escravidão moderna. Até mesmo no estado nazi-sionista de Israel já começam a pipocar manifestações populares.

No fundo, o pano de fundo (desculpem-me) é o bem-estar pessoal, é a vida com dignidade e a liberdade que estão sendo requisitadas.

Não há escapatória para os EE.UU, cedo ou tarde os movimentos populares que já existem por lá vão ganhar densidade e, aí, sim, vai dar merda, não podemos perder de vista a cultura belicista da população americana.

Crescente número de miseráveis, desemprego galopante, saúde pública inacessível e recessão, dentro desse caldo é que canalha bancária e a direita raivosa tensionam cada vez mais a corda da ruptura social.

Loucura? Talvez, não.

Num cenário como este, nenhum pensamento é descartável e, como diria Millôr, “livre pensar, é só pensar”.

Como ponto de reflexão, tente resolver a equação abaixo:

1. Os recursos do planeta são finitos e a população mundial é crescente.
2. Colonização de um outro planeta? Por enquanto, fora de questão.
3. Esterilização em massa da humanidade? É uma possibilidade.
4.   Uma guerra planetária. Sem dúvida resolveria o problema dos findos recursos planetários com a diminuição da população e a sua apropriação em definitivo em regime de exploração de “paz dos cemitérios”.
5. A Nova Ordem Mundial, que de nova não teria nada, promoveria a ocupação racional do planeta.

Eu sou doido?
Sou.
Gilson

Um comentário:

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.