domingo, 22 de julho de 2012

Não há nem haverá “estado alawita” na Síria


Da série: “Não leia jornalões nem assista à televisão brasileira”

21/7/2012, Joshua Landis, Syria Comment
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Joshua Landis
Joshua Landis é diretor do Centro de Estudos do Oriente Médio e professor associado da na University of Oklahoma, EUA. Recebe e-mails em landis@ou.edu

Os alawitas tentarão estabelecer um estado alawita com centro nas Montanhas Costeiras?

Muitos jornalistas e figuras da oposição síria têm insistido em que os alawitas estariam planejando voltar às Montanhas Alawitas, em tentativa para criar e estabelecer estado separado. Absolutamente inverossímil. Aqui, as cinco principais razões pelas quais não há nem haverá estado alawita.

1. Os alawitas sempre tentaram deixar as montanhas e chegar às cidades. Depois que a França ocupou a Síria em 1920, os primeiros sensos mostraram profunda segregação demográfica entre sunitas e alawitas. Em nenhuma cidade com mais de 200 habitantes sunitas e alawitas viviam juntos. As cidades costeiras de Latakia, Jeble, Tartus e Banyas eram cidades sunitas, com vizinhos cristãos; mas não havia alawitas nas vizinhanças. Só em Antióquia os alawitas vivem na cidade; e essa cidade foi capital de uma região separada, autônoma, Iskandarun, que foi cedida aos turcos em 1938. Em 1945, só se registraram 400 alawitas como habitantes de Damasco.

Desde o fim da era otomana, os alawitas fluem para fora da região das montanhas que acompanham o litoral, para viver nas cidades. O estabelecimento, pelos franceses, de um estado alawita autônomo junto à costa, e o alto recrutamento de alawitas para o exército aceleraram esse processo de urbanização e de mistura de religiões nas cidades sírias.

A Síria de Assad acelerou ainda mais a urbanização dos alawitas, depois que foram pela primeira vez admitidos nas universidades, às quais chegaram em grandes números, e em postos de serviço público, em todos os ministérios e instituições nacionais.

2. O projeto dos Assads para resolver o problema da divisão sectária na Síria foi promover a integração dos alawitas como “muçulmanos”. Os Assads promoveram estado secular e tentaram fazer desaparecer as tradições sectárias e a ideia de uma “identidade alawita”.

Nunca se criaram instituições alawitas para fixar ou promover alguma identidade alawita cultural, religiosa ou qualquer outro particularismo. Os Assads jamais trabalharam para promover qualquer coisa que se possa chamar, ainda que só por analogia, “um estado alawita”.

Ao contrário, os Assads recorreram ao passado, para definir os alawitas como muçulmanos. Bashar é casado com uma muçulmana sunita, o que se integrou ao projeto de construir nação sem diferenças religiosas que se apresentaria como exemplo de integração. Sempre disse que seu objetivo é promover uma visão “secular” da Síria.

3. Assad jamais tomou qualquer medida para lançar o que pudesse ser apresentado como bases de algum “estado alawita”. Não há infraestrutura nacional na região costeira que possa sustentar um estado: não há aeroporto, nem usinas de energia elétrica, nem indústrias importantes que gerem empregos locais ou qualquer instrumento para construir qualquer tipo de economia nacional.

4. Nenhum país reconheceria algum estado definido como “estado alawita”.

5.Talvez mais importante que tudo isso, um estado alawita não teria como defender-se. É possível que as shabbiha [gangues armadas] e as brigadas armadas de alawitas [que o governo sírio diz que estão sendo armadas por estrangeiros (NTs)] tentem voltar às Montanhas Alawitas, no caso de serem expulsos da capital. Mas por quanto tempo poderiam permanecer lá? Tão logo os grupos sunitas sírios se unam – o que provavelmente acontecerá, se tiver sucesso a estratégia ocidental de criar sectarismos na luta na Síria – eles próprios se encarregarão de por fim a qualquer resistência alawita que venha a constituir-se na Síria, ou a forças remanescentes das gangues armadas que estão lutando nas grandes cidades. Seja qual for o grupo que venha a dominar em Damasco e no controle do Estado na Síria esse grupo dominará sem dificuldade qualquer resistência alawita que se tenha já constituído ou venha a constituir-se. Terão o dinheiro e a legitimidade, e terão apoio internacional para por fim a quaisquer “separatismos” que se inventem na Síria. E a Síria não sobreviveria sem a costa. Mais importante que isso, a Síria não aceitará nenhum tipo de divisão que implique perder as cidades portuárias de Tartus e Latakia. Nenhuma dessas cidades pode ser dita hoje “alawita” e todas as cidades costeiras continuam a ter populações majoritariamente sunitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.