terça-feira, 3 de julho de 2012

Presidente Assad à Turquia: “Se fosse avião militar israelense, nós todos estaríamos mais felizes”


Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Bashar al-Assad , Presidente da Síria
O presidente da Síria Bashar al-Assad disse a um jornal turco que lamenta que a aviação síria tenha derrubado um avião militar turco, o que fez aumentar as tensões entre os dois países:

Só foi possível saber que o avião era turco, depois de ter sido derrubado. Digo, com absoluta certeza, que preferia que não tivéssemos sido obrigados a derrubá-lo” – disse Assad em entrevista exclusiva ao jornal Cumhuriyet, publicada hoje.

O avião usou um corredor de voo que aviões israelenses já haviam usado antes, por três vezes. Nossos soldados derrubaram o jato porque estava voando baixo demais, não estava à vista nos nossos radares e não respondeu ao pedido para que se identificasse” – explicou o presidente sírio.

Se fosse avião militar israelense, nós todos estaríamos muito mais felizes” – disse Assad.

O exército sírio derrubou um avião de reconhecimento turco RF-4E, depois que invadiu espaço aéreo sírio, dia 22/7. O incidente fez aumentar as tensões entre os dois países, que passaram a reunir tropas nas áreas de fronteira. (...)


Assad disse ao jornal que, quando a Turquia informar corretamente sobre o ponto no qual o incidente aconteceu, a Síria imediatamente pedirá desculpas formais.

Não temos nenhum desejo de que essas tensões sejam convertidas em combate entre nossos países, dos quais os dois lados sairiam feridos” – disse Assad.

Assad também comentou os resultados das conversações de Genebra no sábado passado; disse que está satisfeito com a proposta de constituir um governo de transição, com representantes do atual governo e da oposição.

Perguntado sobre se sua renúncia é possível, Assad disse que está pronto para deixar a presidência, no momento em que sua saída ajudar a resolver a crise na Síria.

Se, para salvar os sírios da agressão que estão sofrendo hoje, eu tiver de saír, serei o primeiro a desejar sair. Não ficaria um dia a mais no poder. Sairia imediatamente. Mas não posso sair e entregar os sírios às forças que hoje os estão matando nas ruas”. – disse Assad ao Cumhuriyet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.