sábado, 27 de agosto de 2011

Missão Socialista: “Para dentro da Comunicação”


Venezuela,27/8/2011, Corresponsales del Pueblo
Traduzido pelo Coletivo da Vila Vudu

Essa proposta surge de muitas ações comunitárias dos companheiros e companheiras das comunidades, na área da comunicação alternativa, formação não formal, troca de saberes e socialização de ferramentas para desenvolver uma comunicação libertadora.

Nesse sentido, a decantação de ideias e propostas nos levou a construir e propor um conceito que teve as primeiras manifestações embrionárias no Conversatório sobre Venezuela e suas relações com as bases militares na Colômbia, evento promovido pelo Ministério do Governo Popular da Venezuela para Comunicação e Informação (MINCI), em San Cristóbal, do qual participaram a Deputada Iris Varela e um grupo de porta-vozes dos meios alternativos do estado Táchira.

Ali, no intercâmbio de ideias e sugestões para somar, sobre alternativas para consolidar um empoderamento diverso, concreto e transformador das estruturas comunicacionais e, portanto, culturais da sociedade, surgiu, como ideia embrionária, a Missão Socialista “Para Dentro da Comunicação”. 

Uma espécie de proposta de base, da qual se podem desenvolver transversalmente ações transversais e transversalizadoras, para que se construa e distribua outra mensagem, diferente da que se distribui pelos meios de comunicação hoje dominantes, e criem-se condições subjetivas e objetivas para que se desenvolva uma mensagem libertadora.

Nessa linha de pensamento, o Coletivo Correspondentes do Povo [esp. Colectivo Corresponsales del Pueblo [1]] propomos tornar visível uma mensagem de alerta, mas que, simultaneamente, motive o debate permanente em torno dos conteúdos alienantes que mantêm o discurso dominante, não só nos meios de massa, mas também em todas e em cada uma das estruturas comunicacionais que são parte da vida cotidiana na Venezuela, latino-americana e, é claro, global.

Como toda proposta de mudança, nossos objetivos são ambiciosos, para darmos passos concretos, às vezes pequenos, mas que são indispensáveis para que nossa proposta se consolide, seja efetivamente socializada, a partir de que todos nos convençamos de que é ação necessária e de que outra comunicação é não apenas possível, mas necessária.

A partir dessa plataforma conceitual, entendemos que se possa começar por divulgar uma mensagem concreta e clara, que atraia todos para propor, construir, manter, consolidar e multiplicar ESPAÇOS 100% LIVRES DE COMUNICAÇÃO ALIENANTE, numa visada integral. Assim entendemos que temos à frente uma missão socialista, que recebeu o título de “Para Dentro da Comunicação”.

Entendemos nossa proposta não como simples palavra-de-ordem, mas como elemento medular para mudar atitudes e percepções, e para a assimilação crítica das ideias, construção de um discurso libertador, que necessita de espaços físicos e/ou virtuais concretos nos quais se desenvolver e, afinal, comunicar-se.

Nesse sentido, propomos que se divulgue a ideia de constituírem-se ESPAÇOS 100% LIVRES DE COMUNICAÇÃO ALIENANTE – como primeiro passo para gerar debate, enquanto, paralelamente, vão-se constituindo espaços de troca de ideias, propostas, sugestões, contribuições e a proposta seja enriquecida, não só no plano estrutural mas, também no seu conteúdo estruturante. Assim estaremos andando na direção de nosso objetivo central.

Nosso objetivo é propor e alcançar uma mudança no paradigma comunicacional, para além dos meios e veículos, mas com eles. Esse processo, além de envolver todos os tipos de comunicação, está pensado como elemento motor e dinamizador das estruturas sociais.

Que fazer?

– Analisar, debater e socializar a mensagem institucional da campanha;

– exibir em espaços físicos (rádios e TVs comunitárias, escolas, áreas de coordenação, edição, montagem, formação etc.) virtuais (blogs, páginas web, redes sociales, etc. )e impressos ou falados ou televisionados, o selo da campanha [disponível em Missão Socialista “Para Dentro da Comunicação”]. 

– aprofundar o debate e a troca de ideias sobre detalhes das vantagens de proporem-se ESPAÇOS 100% LIVRES DE COMUNICAÇÃO ALIENANTE;

– atuar virtual e presencialmente com as comunidades, com estudantes e professores, facilitadores das missões, animadores políticos, sociais e culturais, dentre outros, para que a proposta seja adequadamente divulgada; e

– utilizar todas as estruturas físicas e virtuais para promover a ideia (camisetas, adesivos, pixações, murais, cartazes, marcadores de livros e papelaria em geral, assinaturas digitais nas mensagens pessoais e coletivas etc.).

Resultados esperados

Divulgar e disseminar o debate sobre as consequências, para a sociedade e para a vida, de viver submetido à comunicação alienante.

Conseguir a legitimação popular para nossos ESPAÇOS 100% LIVRES DE COMUNICAÇÃO ALIENANTE.

Fortalecer, mediante a ativação permanente e transversal, nossas ações cotidianas no cumprimento da MISSÃO SOCIALISTA “PARA DENTRO DA COMUNICAÇÃO”.

Desenvolver e fortalecer, de um ponto de vista prático-teórico, os fundamentos éticos, morais conceituais, metodológicos, filosóficos, político-comunicacionais e as organizações de transformação da sociedade dessa MISSÃO SOCIALISTA “PARA DENTRO DA COMUNICAÇÃO”, COMUNICACIÓN ADENTRO, como proposta de integração, a partir das bases revolucionárias.

Conviver em espaços de tolerância, inclusão, aceitação e compreensão das diferenças, a partir de perspectiva nova e que se renove a cada avanço da transformação que estamos fazendo.

Dar forma a um discurso humano e humanizante em todas e em cada uma de nossas estratégias comunicacionais, tanto nos meios e veículos quanto nas estruturas sociais nas quais agimos.

Contamos com você, para continuar somando!

[assina] Coletivo Comunicacional Plurinacional CORRESPONSALES DEL PUEBLO



Nota dos tradutores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.