terça-feira, 9 de agosto de 2011

Entre Rios: “Onde e quando a Paulicéia desvariou, e se afogou”


Enviado por Raul Longo

“Entre Rios” conta de modo rápido a história de São Paulo e como essa está totalmente ligada com seus rios.

Muitas vezes, no dia-a-dia frenético de quem vive São Paulo, eles passam despercebidos e só se mostram quando chove e a cidade pára. Mas não sinta vergonha se você não sabe onde encontram esses rios! Não é sua culpa! Alguns foram escondidos de nossa vista e outros vemos só de passagem, mas quando o transito pára nas marginais podemos apreciar seu fedor.

É triste, mas a cidade está viva e ainda pode mudar!

O vídeo foi realizado em 2009 como trabalho de conclusão de Caio Silva Ferraz, Luana de Abreu e Joana Scarpelini no curso de Bacharelado em Audiovisual no SENAC-SP, mas contou com a colaboração de várias pessoas que temos muito a agradecer.

ENTRE RIOS from Caio Ferraz on Vimeo.


Direção:
Caio Silva Ferraz

Produção:
Joana Scarpelini

Edição:
Luana de Abreu

Animações:
Lucas Barreto
Peter Pires Kogl
Heitor Missias
Luis Augusto Corrêa 
Gabriel Manussakis
Heloísa Kato
Luana Abreu

Camera:
Paulo Plá
Robert Nakabayashi
Tomas Viana
Gabriel Correia
Danilo Mantovani
Marcos Bruvic

Trilha Sonora:
Aécio de Souza
Mauricio de Oliveira
Luiz Romero Lacerda

Locução:
Caio Silva Ferraz

Edição de Som:
Aécio de Souza

Orientadores:
Nanci Barbosa
Flavio Brito

Orientador de Pesquisa:
Helena Werneck

Entrevistados:
Alexandre Delijaicov
Antônio Cláudio Moreira Lima e Moreira
Nestor Goulart Reis Filho
Odette Seabra
Marco Antonio Sávio
Mario Thadeu Leme de Barros
José Soares da Silva

Um comentário:

  1. (comentário enviado por e-mail e postado por Castor)
    O documentário é excelente!

    Por entre os rios paulistanos, logra revelar-nos toda uma história da mais próspera e problemática Metrópole sul-americana. Tem de servir de inspiração às 27 ABDs e figuras relevantes de nossos documentários culturais e educacionais e culturais, numa espécie de convocação profissional de pesquisadores e talentos. Deveria ser promovida pelos ministérios da Cultura e da Educação, com apoios estaduais e municipais coordenados, visando à execução de um programa de documentários sobre nossas 10 RMs (Regiões Metropolitanas)+Brasília e seu entorno, todas carentes, ao exporem a olho-nu nossas flagrantes e gritantes injustiças sociais. Desde os trabalhos da CNPU (Comissão Nacional de Política Urbana), criada no quinquênio Geisel (1974-79), não mais contamos com política nenhuma de uso racional do solo urbano, tratado à matroca, mesmo depois da criação do Ministério das Cidades.

    Completado o ciclo das RMs e Brasília, mereceriam toda atenção as cidades de mais de 500 mil habitantes e quaisquer outras em que o pseudo-“progresso” só veio causar deformidades nas respectivas vidas dos cidadãos. Pautadas na exploração forjada por um capitalismo depredante, sobretudo na cultura, na educação e nas atividades dos trabalhadores, subproletários e sem-nada, enfrentam um situação pânica de desespero coletivo. Os roteiristas dos documentários que proponho estão de estar, portanto, imbuídos de espírito público, logo de profissionais que se arriscam em tomar suas atribuições como missões, antes de qualquer ideia de mero-job, à maneira estadunidense

    Quero, enfim, apresentar meus melhores encômios ao Caio Silva Ferraz e à sua magnífica equipe. Conseguiram mediante um elemento natural que se tornou precioso e progressivamente escasso - a água-doce - mostrar ao mundo que as grandezas urbanas de São Paulo escondem esse bem de que tanto necessitam. Mas que sabem vingar-se das babaquices humanas com as inundações e enchentes (alagamentos, termo mais empregado em São Paulo) que provocam a qualquer momento.

    Há que despertarmos sensibilidade e conhecimento de todos, a fim de salvarmos o muito que ainda ostentamos positivamente em nossas martirizadas aglomerações urbanas.

    Abraços do
    ArnaC

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.