sexta-feira, 12 de agosto de 2011

BBC pede desculpas pela entrevista com Darcus Howe


11/8/2011, The Independent, UK
Traduzido e comentado pelo Coletivo da Vila Vudu

A entrevista está gravada, transcrita e traduzida em:

Comentário inicialmente entreouvido e depois “cornetado” por toda a Vila Vudu

Vejam como é o negócio da tal de “mídia”:

BBC é ri-dí-cu-la (mas a Globo é MUITO mais)

A BBC, que é a BBC, dá-se o trabalho de PEDIR DESCULPAS aos consumidores quando uma apresentadora PIRADA põe-se a dizer asnices de preconceito e informação errada, ao entrevistado. A BBC é estatal e gratuita, quer dizer NINGUÉM paga para assistir à BBC. Mesmo assim, a BBC pede desculpas.

A Rede Globo não é nenhuma BBC nem nunca foi nenhuma brastemp em matéria de qualidade jornalística e informacional. (Se fosse, não precisaria escrever “declaração” “declarando-que-é-o-que-não-é).

E a Rede Globo nunca pediu desculpas aos consumidores, nas incontáveis vezes em que alguma apresentadora PIRADA ou BURRA ou desinformada, ou algum apresentador FASCISTA ou pirado, ou burro ou desinformado põem-se a repetir asnices requentadas de preconceito e informação errada seja a algum entrevistado, seja AOS CONSUMIDORES PAGANTES.

Nós somos Sua Santidade O CONSUMIDOR. Atenção: nós PAGAMOS PAGÁVAMOS para assistir à Rede Globo.

Paramos de pagar para assistir à Rede Globo no dia em que a Rede Globo meteu num mesmo programa sobre “a situação do Brasil na crise global”, além do Mendonça de Barros, da Miriam Leitão, do Alexandre Garcia e do Sardemberg (eca!), também aqueles dois panacas senadores, um dias & outro guerra.

Essa é a parte pior da oposição no Brasil: os jornalistas são velhos e desinteressantes e repetitivos. E os senadores, além de muito feios e mentirosos, são sem-votos.

Nenhum consumidor pagante merece ouvir, no mesmo programa, JUNTOS, todos aqueles jornalistas viciados e viciosos e aquela oposição “midiática” ridícula e sem votos. Cadê o outro lado?!

Aliás, se se aplica algum saudável critério jornalístico, vê-se que aquele pessoal lá sequer é “lado”: aquele pessoal todo, lá, é a treeeeva.

Nós exigimos respeito à nossa grana. Acorda IDEC!
__________________________________

Tradução das desculpas da BBC:

Darcus Howe
A BBC pediu desculpas por entrevista em vivo transmitida pelo canal de notícias, na qual um veterano jornalista foi acusado de participar de ‘tumultos’. Escritor e jornalista, Darcus Howe foi entrevistado sobre os eventos nas ruas de Londres; a certa altura da entrevista, a apresentadora Fiona Armstrong o acusou de participar de “tumultos”. A empresa pediu desculpas aos telespectadores por qualquer ofensa, depois de a empresa ser soterrada por reclamações do público.

Durante entrevista que foi ao ar ontem, a entrevistadora disse, falando dos estúdios: “O senhor não é estranho a esses tumultos, não é? Já tomou parte em tumultos, pelo que se sabe.”

Howe, entrevistado no dia seguinte dos acontecimentos em Croydon, respondeu “Jamais participei de tumulto algum. Participei de muitas manifestações que acabaram em conflitos. Pare de me acusar de ser agitador. Respeite um velho negro da Índia Ocidental. Você quer que eu diga o que não vou dizer. Sua pergunta é idiota. Exijo que me respeite.”

A BBC declarou que a apresentadora não teve qualquer intenção de desrespeitar Howe e que suas perguntas visavam a contextualizar o que Howe dizia e suas reações aos eventos londrinos. A empresa declarou também que doravante se referirá sempre a “tumultos na Inglaterra”, em vez de “tumultos no Reino Unido”.

“A alteração deve-se ao dever de considerar a sensibilidade dos telespectadores na Escócia, em Gales e na Irlanda do Norte e para assegurar máximas clareza e precisão geográfica”.

Um comentário:

  1. (comentário enviado por Dani Tritão, via e-mail, e portado por Castor)

    Um e-mail que recebi de uma amiga do PT que mora em Londres sobre essa entrevista:

    Querida Dany,
    Eu assisti ao vivo essa entrevista! Fiquei perplexa! Queria gritar e encontrar esse homem para dar um beijo! (um senhor negro de mais de 70 anos!). A jornalista ficou PUTA, queria tirar ele do ar. Numa hora ele falou: ¬Deixa eu terminar de falar! Agora a BBC é PRO-GOVERNO! Chapa branca. Defendia Tony Blair, a guerra do Iraque do Afeganistão. Era contra o ex prefeito de Londres e o chamava de RED KEN! É o meu politico favorito ingles, Ken Livestone. Ele é amigo de Fidel e Hugo Chavez. Agora a BBC está em orgasmo com o governo Conservador do Cameron. Um horror! Essa entrevista foi por engano! Entrou ao vivo, e como eles se dizem defensores da democracia... ha ha ha! Não ficava bem cortar... Mas a jornalista bem que tentou. Ela estava no estúdio e ele na rua. Foi a única entrevista realmente. O resto é só lixo. Você me perguntou, o que as pessoas respondem quando eu mando que o que aconteceu é só uma mostra do que é ser invadido, atacado, assassinado... As pessoas não respondem, ficam me olhando com cara de paisagem!
    E quando falam em crise na England, eu mando a mesma resposta: Ninguém me convence que um país em crise econômica invade e ocupa países como Iraque, Afeganistão e Líbia! A minha matemática não fecha!

    ResponderExcluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.