domingo, 24 de novembro de 2013

P5+1 e Irã assinam acordo nuclear histórico

24/11/2013, Russia Today
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

O que, nem como, você NÃO LERÁ/ NEM VERÁ nos jornais-empresas do Grupo GAFE, nem ouvirá JAMAIS pela GloboNews.

A Chefe de Relações Exteriores da União Eupopeia, Catherine Ashton (3a.E) entrega o Acordo Nuclear durante cerimônia ao lado (da esquerda para a direita da foto) do Secretário de RE britânico, William Hague; do Ministro alemão de RE, Guido Westerwelle; do Minstro de RE do Irã, Mohammad Javad Zarif; do Ministro de RE da China, Wang Yi, do Secretário de Estado dos EUA,  John Kerry; do Ministro de RE da Rússia, Sergei Lavrov e do Ministro de RE da França, Laurent Fabius; na sede das Nações Unidas em Genebra nem 24/11/2013. (Reuters / Denis Balibouse)
O Grupo P5+1 (cinco estados-membros do Conselho de Segurança da ONU, mais a Alemanha) firmaram acordo histórico sobre o programa nuclear de Teerã, em Genebra,ontem. Os negociadores superaram as incompatibilidades, apesar da forte pressão de Israel e vários grupos de lobby.

Nos termos do acordo assinado, Teerã terá acesso a $4,2 bilhões dos seus fundos congelados pelo ocidente, como parte das sanções impostas até agora ao Irã [O Globo, no Brasil, noticia o mesmo fato, nos seguintes termos: O Irã terá acesso a US$ 4,2 bilhões em divisas, como parte de um acordo pelo qual ele irá travar o seu programa nuclear em troca do alívio de sanções, disse um diplomata ocidental”]. [Como se lê no “jornalismo” marrom, de O Globo]. Em troca, o Irã aceitou suspender o enriquecimento de urânio a 20%, por seis meses, mas continuará a enriquecer urânio a 5%. (...)

O Ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, disse que o acordo foi “um grande sucesso” e disse que Teerã expandirá a colaboração com a Agência Internacional de energia atômica (AIEA).

O Presidente do Irã, Hassan Rouhani anunciou que o acordo firmado em Genebra mostra que as demais potências mundiais reconheceram “os direitos nucleares do Irã”.

[Não há NENHUMA notícia sobre isso, em NENHUM dos jornais-empresas de jornalismo marrom do Grupo GAFE – Globo, Abril, FSP, Estadão e nos demais veículos-empresas de macaqueação das agências internacionais, que as macaqueiam em língua portuguesa].

(...)

O Irã e a Rússia festejaram que “o acordo reconhece, afinal, o direito de Teerã a enriquecer urânio”. [Globo News, falando de Telavive, acha que não. NÃO ASSISTA, mas está publicado, para quem duvide, no vídeo da GloboNews ]

(...)

Sergey Lavrov, Ministro de Relações Exteriores da Rússia
“Esse acordo significa que todos reconhecemos o direito do Irã ao uso pacífico da energia nuclear, inclusive o direito de enriquecer urânio. Todos entendemos também que o programa nuclear iraniano permanecerá sob estrito controle da Agência Internacional de Energia Atômica” – disse o ministro russo de Relações Internacionais Sergey Lavrov aos jornalistas.


(...)

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rodolfo
      Pedi pro pessoal da editoria traduzir o artigo do PCR. Vamos ver se eles aceitam a ideia.
      Abraço

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ZCarlos
      Grato, mas a postagem tem o enlace para o vídeo da GloboNews... Só que com a recomendação pra não assistir (hehehehe)
      Abraço

      Excluir

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.