Telegrama UNCLAS JAKARTA 000186 - WikiLeaks
Embaixada dos EUA em Jakarta pede $100 mil dólares para pagar sua estratégia de mídia social (Facebook)
18/1/2011, Guardian, UK -
[cabeçalho aqui omitido]
Excerto NÃO CLASSIFICADO. Telegrama JAKARTA 000186
A íntegra do telegrama não está disponível.
Traduzido pelo Coletivo da Vila Vudu
Tradução de trabalho, não oficial, para finalidades didáticas.
ASSUNTO: Embaixada dos EUA na Indonésia pede fundos para ampliar de seu esforço de mídia social (Facebook), antes da visita do presidente dos EUA [orig. POTUS] em março 2010 [REF: Jakarta 0065]
1. Pedido de fundos no parágrafo 5.
2. RESUMO: A embaixada na Indonésia pede fundos adicionais urgentes para usar ferramentas da nova mídia e das redes sociais para ampliar o alcance da agenda da próxima visita do presidente dos EUA [orig. POTUS] marcada para o fim de março, 2010.
Como estamos em primeiro lugar entre as embaixadas dos EUA no mundo, no Facebook, com cerca de 50 mil “fãs” e somos uma das principais embaixadas que usam Twitter, YouTube e engajam blogueiros locais para promover as mensagens e as informações do Governo dos EUA, estamos em posição privilegiada para usar essas ferramentas para repercutir os principais tópicos e temas de apoio à próxima visita do presidente Obama. Pedimos 100 mil dólares para elevar o número de fãs de nossa página no Facebook para um milhão – o que pode ser conseguido em 30 dias. FIM DO SUMÁRIO.
3. A embaixada dos EUA na Indonésia é das primeiras na Diplomacia Pública 2.0. Com mais de 50 mil fãs, mais do que qualquer missão diplomática em todo o mundo, estamos ganhando tração no uso da mídia social na Indonésia para Diplomacia Pública. Nossos esforços foram elogiados em artigo de CNET Asia, como “grande exemplo de interação por mídia social na Indonésia”, o que levou o autor da matéria a perguntar-se “Quanto tempo demorará para que outras organizações e empresas sigam o mesmo caminho?" Também temos nosso próprio canal em YouTube com mais de 300 vídeos, quase 1.000 seguidores no Twitter, e – nos últimos dois anos – nos aproximamos produtivamente de milhares dos mais influentes blogueiros do país.
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O ambiente das novas mídias na Indonésia
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4. A comunidade Internet é emergente na Indonésia, mas recentemente tornou-se poderosa força política para as reformas (reftel). Com no máximo 10% da população com acesso à internet, pelo menos mensalmente, isso representa mais de 25 milhões de pessoas, e metade desse total está no Facebook. No sétimo maior e um dos mercados que mais crescem de Facebook no mundo, alcançaremos diretamente uma população jovem e urbanizada, que realmente não confia na imprensa tradicional como fonte de informação. Além disso, a ligação especial entre a Indonésia e o presidente Obama implica que a visita está despertando interesse incrivelmente alto. Nosso postado no Facebook que anunciava a visita recebeu interações e comentários de mais de 1.000 pessoas em menos de duas semanas, e apareceram histórias sobre a visita em toda a mídia, diariamente, desde o anúncio oficial.
5. Ao conectar a visita do presidente Obama aos nossos esforços relacionados às novas mídias, teremos oportunidade única para construir uma plataforma online sustentável, pela qual engajar os indonésios nas questões e mensagens e informes do governo dos EUA, que perdurará depois da visita.
Como recursos necessários para amplificar e dar andamento ao que já conseguimos até aqui, essa embaixada na Indonésia solicita 100 mil dólares imediatamente, para elevar para um milhão o número de fãs no Facebook em apenas um mês – exatamente a tempo para a visita do presidente Obama.
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Plano de ação e implementação
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6. O dinheiro será usado em três áreas. Primeiro, para aumentar a publicidade direta, via Facebook. Atualmente, a Embaixada em Jakarta gasta menos de $25 dólares por dia em publicidade e arregimenta entre 300-400 novos fãs por dia. Decuplicando esse investimento ao longo de 30 dias resultará em ganho de 100 mil a 120 mil novos fãs. O dinheiro também será usado para promover a visita em nossa página, como também em publicidade mais intensa em portais, banners e anúncios online, no YouTube, Twitter, e em outros esforços promocionais, incluindo blogs e blogueiros embedded, concursos e prêmios e em tecnologia SMS. Com mais de 100 milhões de usuários de telefonia celular na Indonésia, msgs de texto são ferramenta poderosa para ampliar a audiência. Em parceria com um grande provedor de serviços de Telecom, podemos estimular os indonésios a assinar para receber atualizações em tempo real nos celulares – meio excelente para alcançar os que ainda não estão conectados por computador, sobre a visita. Custo: $60 mil dólares.
7. Outra estratégia chave de promoção para gerar interesse será oferecer “tíquetes de ouro” pelo Facebook. Propomos realizar o sonho de um indonésio, oferecendo-lhe a oportunidade de encontrar o POTUS durante sua visita à Indonésia. Se a Casa Branca aprovar, podemos convidar fãs a escrever por que gostariam de encontrar o presidente Obama; ao usar nossa plataforma de mídia social para conectar fãs em torno da visita, estaremos também criando excitação e notícias antes da visita e que se estenderão também para depois da visita. Além disso, podemos construir uma parceria com a estação local de televisão e construir um “show da final”, com o que obteremos ainda maior cobertura. Em todos os casos, o(s) vencedor(es) terá(ão) de ser aprovados pelos serviços de segurança, que terão a última palavra. Caso a Casa Branca não concorde com essa ideia, podemos pensar, como alternativa, num "sonho-prêmio”, como, por exemplo, uma viagem de estudos aos EUA. Custo: $15 mil dólares.
8. Terceiro, para implementar essas ideias nesse curto período de tempo, precisamos de consultoria de curto prazo de especialistas para esse tipo de promoção (uma agência local de publicidade digital, que possa colaborar com a equipe de novas mídias da Embaixada – atualmente, um funcionário da embaixada e três elementos do serviço diplomático, trabalhando em tempo parcial. Custo: $25 mil dólares. [assina: OSIUS]
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