terça-feira, 11 de junho de 2013

DECLARAÇÃO do Centro Nacional dos Vazadores

11/6/2013, [*] Stephen M. Kohn, USA National Whistleblower Center- NWC
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Edward Snowden
“Edward Snowden não deve ser perseguido nem processado. Em vez disso, a Casa Branca deve cumprir a promessa que o presidente Barack Obama fez, na campanha eleitoral de 2008, quando prometeu apoiar a aprovação de leis que dessem total proteção a todos os funcionários do governo dos EUA que vazassem informação de alto interesse público, inclusive funcionários que ocupassem posições sensíveis na estrutura da segurança nacional”.

“Até que o Congresso aprove leis que definam procedimentos aceitáveis e justos, que protejam todos os que divulguem crimes de que tenham conhecimento, cometidos pelos órgãos de segurança nacional contra os cidadãos e o povo dos EUA, nenhum vazador pode ser perseguido ou processado. O Congresso e o presidente dos EUA têm de cumprir seu dever e fazer o trabalho que lhes compete. E que parem imediatamente de destruir a vida de funcionários públicos que cumpram o dever de relatar os crimes de que tenham conhecimento”.

Há importante precedente histórico de proteção a vazadores de informações relacionadas a crimes cometidos pelo Estado e pelo governo dos EUA – o que prova que essa proteção sempre esteve presente e ativa no projeto dos Pais Fundadores dos EUA.

[*] Stephen M. Khon, Diretor Executivo do NWC, já discutiu esse assunto em coluna publicada no New York Times, 12/6/2011, The Whistleblowers of 1777.  É autor do livro The Whistleblower's Handbook: A Step by Step Guide to Doing What's Right and Protecting Yourself   [Manual dos Vazadores: Guia passo a passo para fazer o que é certo e proteger-se] (Lyons Press, 2011).

Para mais informações, entre em contato: 
Mary Jane Wilmoth

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.