sexta-feira, 20 de março de 2015

Governo de esquerda: Começa a auditoria da dívida grega

18/3/2015, Frédéric RohartL’Eco, Bélgica
Excerto da entrevista traduzido pelo pessoal da Vila Vudu


O belga Éric Toussaint dirigirá a comissão de especialistas que fará a auditoria da dívida grega. Trata-se de preparar o processo de cancelamento da dívida.


Eric Toussaint
À margem de negociações tumultuadas para o prolongamento da ajuda financeira, a Grécia prepara-se para outra discussão, mais fundamental: a de um eventual cancelamento da dívida.

O Parlamento grego acaba de anunciar a constituição da comissão de especialistas que fará a auditoria da dívida. Ontem, a presidenta da Assembleia, Zoe Konstantopoulou, anunciou que a comissão será presidida por Éric Toussaint, belga de Namur e porta-voz da rede internacional do Comitê para a Anulação da Dívida do 3º Mundo [orig. Comité pour l’annulation de la dette du Tiers-monde (CADTM)].

Historiador e doutor em Ciências Políticas (ULg e Paris VIII), Toussaint acompanhou as iniciativas de auditorias cidadãs das dívidas belga, francesa, de Portugal e da Grécia. A nova comissão analisará as dívidas que estão sendo cobradas da Grécia, “para definir quais as dívidas legítimas, ilegítimas, ilegais, odiosas ou inadmissíves” – explicou o “coordenador científico” recém-nomeado da Comissão.

A comissão será composta por cerca de 30 especialistas (juristas, economistas, especialistas em auditagem de contas públicas) gregos e estrangeiros. Os nomes serão revelados em abril/2015, antes da primeira sessão de trabalho.

O Prof. Éric Toussaint já fez parte da comissão que fez a auditagem da dívida do Equador em 2007-2008. A partir do trabalho dessa comissão, o Equador adotou uma estratégia para a dívida que muito beneficiou o país. Em 2011, ele lançou, com outros intelectuais, cinco dos quais são hoje ministros do governo de Alexis Tsipras – um apelo internacional, que culmina agora com a constituição da comissão para auditagem cidadã da dívida grega.

A presidenta do Parlamento Grego, Zoe Konstantopoulou (D) e a Eurodeputada, Sofia Sakorafa (E) anunciam a nomeação de Éric Toussaint
A comissão presidida por Toussaint examinará todas as transações desde os anos 1990. Na primeira etapa, a comissão trabalhará sobre o período imediatamente anterior à intervenção da Troika, até hoje.

“Como nas tragédias gregas” – diz o professor Toussaint. “Há unidade de espaço, de tempo, de protagonistas” – o professor continua:

Nesse período, foram contraídas 80% das dívidas que os banqueiros cobram hoje da Grécia – diz o professor. Depois, trabalharemos com o período que precede a entrada da Grécia na zona do euro e as condições nas quais se deu. Sabe-se já dos grandes dossiês de “maquiagem” das contas da Grécia com a “ajuda” do Goldman Sachs, mas há outras questões importantes do final dos anos 1990s, sobretudo os contratos gigantes entre o governo grego e a multinacional Siemens. Já temos um estudo sério que avalia em 200 milhões de euros a quantidade de dinheiro que a Siemens pagou a autoridades do governo grego. Examinaremos também o imprevisto endividamento relacionado aos Jogos Olímpicos.

Perguntado sobre se na atual situação de tensão entre a Grécia e seus credores essa auditagem não seria recebida como provocação, o professor Toussaint lembrou que, em maio de 2013, a União Europeia adotou a Lei n. 472, que obriga todos os países submetidos a programa de ajuste estrutural a fazer auditagem completa da própria dívida, para que se saiba por que a dívida teria chegado a níveis insustentáveis.

A Grécia está, simplesmente, cumprindo uma regra vigente da União Europeia – concluiu ele.
__________________________________________

[*] Éric Toussaint é um cientista político e historiador belga. É PhD em Ciência Política pela Universidade de Liège (Bélgica) e pela Universidade Paris VIII (França). É conferencista sênior da Universidade de Liège, presidente do Comitê para a Anulação da Dívida do Terceiro Mundo (uma rede internacional com base em Liège) CADTM, membro do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial desde a sua fundação, em 2001. No Equador, participou da Comisión Presidencial de Auditoría Integral del Crédito público, cujo trabalho levou à anulação de cerca de 70% da dívida externa do país. Também é membro do Comitê Científico da Attac-França e do conselho editorial da revista do comitê da rede científica da Attac-Bélgica e da Secretaria Internacional da Quarta Internacional Quarta Internacional (pós-reunificação). Toussaint defende a anulação da dívida do Terceiro Mundo e é incisivo crítico da atuação do Banco Mundial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.